sexta-feira, 1 de abril de 2011

Felinos também são inteligentes!!

Os gatos também são animais inteligentes, possuem uma boa noção de espaço, aprendem por observação e possuem ótima memória.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é porque o gato não obedece a ordens que ele não seja inteligente. Obedecer também não é necessariamente um sinal de inteligência.

Diferentemente dos cães, os gatos são mais solitários e durante sua evolução, nunca dependeram de outros animais para caçarem por exemplo. Isso fez com que os felinos se tornassem totalmente independentes. E por conta disso, mesmo hoje, os gatos domesticados dificilmente se submetem a ordens ou comandos.

Da mesma maneira que o cão, a inteligência do gato também vai depender do ambiente, da alimentação, saúde, bem estar e o quanto eles são estimulados a desafios e brincadeiras.

Mas, não queira que o gato faça as mesmas coisas que o cão, pois cada espécie possui uma característica e comportamentos diferentes. O gato não se submete a ordens e não tem interesse direto em ser adestrado, diferentemente dos cães que são bem maleáveis nesse caso.

O primeiro animal que ensinei o comando “senta” foi em um gato que peguei da rua quando morei no Espírito Santo.

Usei uma bolinha de papel para ensinar esse comando, já que, petiscos ele não queria e também não se importava muito com recompensas como o carinho ou as falas de aprovação e incentivo.

O mais legal é que ele entendeu rapidamente o comando, e assim evoluímos no adestramento. Mas isso depende de animal para animal.

Existem animais que conseguem aprender mais rapidamente que outros. O importante é identificar o que estimula seu peludo felino e trabalhar em cima disso.

Um teste legal para você realizar com seu gato, é pegar um objeto, (uma bolinha, por exemplo) e passá-la por trás de uma caixa de papelão. A maioria dos gatos consegue entender que a bolinha se deslocará por trás da caixa e irá aparecer do outro lado, pois geralmente eles irão olhar para o ponto de onde a bolinha aparecerá.

Os cães não se dão muito bem nesse teste. A maioria deles fica olhando somente para o ponto de onde a bolinha desapareceu.

2 comentários:

  1. Meu gato me morde e me arranha muito, muitas vezes enquanto estou fazendo carinho... E me machuca muito, tenho várias marcas de arranhão e mordida. Como faço para ensiná-lo que isto me machuca e que ele não deve morder? Se ele me morde enquanto eu faço carinho, significa que ele não está gostando?
    Ele também mia bastante andando pela casa... Muitas vezes um miado longo, meio sofrido, sei lá. Imagino que esteja sentindo dor, mas quando chega a noite, em um horário mais ou menos fixo, ele começa a aprontar, correr e pular pela casa e eu descarto essa possibilidade de que ele está doente ou com dor.
    Tenho a impressão de que ele está meio infeliz. Mas não sei o que fazer, ou como ter certeza...

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,

    Para responder sua pergunta com eficácia, precisaria saber algumas informações em relação ao ambiente em que seu peludo vive, sobre a idade e comportamento dele. Enfim, se o gato for filhote, uma forma de educá-lo a não morder, é sempre oferecer um objeto que ele possa morder. Não devemos impedir que ele morda, mas que morda o objeto correto, ao invés de sua mão ou algo que você não queira.

    Geralmente fazemos aquelas brincadeiras de mão, e isso acaba ensinando nossos peludos a morderem apenas nossas mãos. Uma forma de ensina-lo também a não morder é sempre dizer NÃO quando ele tentar morder ou arranhar você e em seguida oferecer o brinquedo que ele possa morder.

    Gatos são diferentes de cães em relação a carinho. Eles são mais independentes, por isso pedem menos que sejam acariciados. mas isso varia de animal para animal. Pode variar também em relação ao tipo de relação que você tem com seu peludo. Caso fique menos tempo em casa por exemplo, é natural que o gato fique menos sociavel, pelo fato dele ficar mais tempo sózinho.

    Em relação ao miado, também teríamos que analisar o comportamento dele. Ele pode estar no cio se não foi castrado, pode estar querendo chamar sua atenção para brincar também.

    Um animal que sente dor, geralmente fica amudado em um canto, com os olhos semi cerrados.

    Uma dica que posso passar a você, é enriquecer o ambiente. Ou seja, coloque arranhadores, brinquedos de pelucia, bolinhas, e coisas que prendam a atenção do seu peludo no ambiente.

    Quando estiver em casa, faça a maior festa para ele. Ofereça petiscos que ele goste, brinque bastante com ele. Um bom banho de sol também ajuda a diminuir estresse, depressão e todo peludo adora. Se tiver um lugarzinho que bata sol, reserve para ele.

    Espero poder ter ajudado.

    Thiago

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...