terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cães agressivos (parte 1)



Me deparo com inúmeros casos de cães agressivos e toda vez me faço a mesma pergunta: Será que o dono do peludo tenta realmente descobrir o motivo da "agressividade" do seu cão?

Muitos motivos podem levar o cão a esse estado, mas digo com toda a certeza: A culpa da agressividade NÃO é do peludo.

Uma das agressividades mais comuns que vejo, é a agressividade por dominância, ou seja, o dono "mima" tanto e dá um carinho tão exagerado ao peludo que ele esquece de impor limites e regras e a partir daí o peludo acha que pode fazer tudo o que quer, inclusive ser o dono do próprio dono. Afeto é muito bom e todo mundo gosta, porém afeto o tempo inteiro tornará o cão extremamente dominante e consequentemente com um nível de "agressividade" elevado.

Seja afetivo com seu cão, sem dúvida, mas imponha regras e limites para que ele entenda quem é o líder. Se o cão conseguir "manipular" o dono e conseguir tudo o que ele quer, ele entenderá que é o mais forte e sendo o mais forte, ele se torna o líder. Fique tranquilo, que você não irá ferir os sentimentos do seu cão mostrando liderança, apenas irá mostrar o que é permitido e o que não é, uma vez que você é o líder, você dita as regras!!

Outro tipo de agressividade que encontro é a agressividade por medo, esse tipo de agressividade é na minha opinião a mais perigosa, pois o cão geralmente acaba sendo imprevisível por justamente se sentir numa situação de perigo, de achar que será machucado ou coisa do tipo e acaba atacando o próprio dono ou qualquer outra pessoa ou outros animais.

Cães que geralmente ficam muito tempo sozinhos, presos em correntes, não passeiam constantemente, recebem pouco carinho ou atenção e apanham, tendem a ter esse tipo de agressividade.

Os cães vivem em matilhas, gostam de compartilhar momentos juntos e se sentem bem com isso. Nunca o prive de poder interagir com outros animais ou situações e principalmente nunca o deixe preso o tempo inteiro, pois assim ele desenvolverá essa agressividade que é muito difícil de recuperar, pois você terá que ter muita paciência, disposição e amor em recuperar a confiança e o respeito dele, para que ele volte a ficar feliz e equilibrado.

Portanto amigos, somos nós que ensinamos aos cães se eles serão sociáveis ou não, agressivos ou dóceis e não o cão. O cão, não tem culpa nenhuma de seu comportamento rude ou agressivo. A culpa é do humano que lida e educa ele. Independente se o cão é um pitbull ou um poodle, se ele for bem educado e socializado com regras, disciplina e amor, com certeza será um cão dócil e equilibrado.

Um bom passeio com seu cão é uma ótima oportunidade de mostrar liderança e estreitar ainda mais os laços com seu melhor amigo!!

Na próxima semana falaremos um pouco sobre as raças consideradas "agressivas" e o que aconteceu para que elas levassem essa fama. Não percam!!!

7 comentários:

  1. muito legal bom saber!!curto vcs no facebook adoro vcs!!!♥

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA THIAGO TENHO UM CACHORRO MISTO A ROTTWEILER COM PITBU DEI CARINHO E MIMEI DE MAIS,ELE TEM JÁ 6 ANOS E SÓ ACEITA EU MEU MARIDO E FILHOS NEM CHEGA PERTO ELE,SEI QUE SOU CUPADA POR ISSO É QUE ELE QUANDO BEBE JÁ TINHA SIDO REGEITADO FOI AONDE ADOTEI E EU TINHA ACABADO DE MANDAR SAGRIFICAR A BANDA PASTO BELGA TAVA DEPRIMIDA SOFRENDO QUANDO CHEGOU SIMBA HOJE COM ELE SÃO 8 CACHORROS AMAIORIA PEGUEI DA RUA,TEM COMO ME AJUDAR QUE FAÇO ELE AINDA PODE SER ADESTRADO QUE FAÇO FICO AGUARDANDO A SUA RESPOSTA UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!! Por favor, poderia me enviar um e-mail ou telefone dede contato?
      Aguardo seu retorno

      Obrigado e abraços

      Excluir
    2. MEU TELEFONE É (11)36964566 OU 975318956,MEU NOME É ANABEL.
      MEU E-MAIL ANABEL_CNO@HOTMAIL.COM

      Excluir
  3. BOM DIA THIAGO ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA,DO DIA 16/01/2013

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA THIAGO CONTINUO TE AGUARDANDO,SE POSSÍVEL ME PASSA SEU TELEFONE.

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA THIAGO CONTINUO TE AGUARDANDO POR FAVOR ME LIGA 36964566(11)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...