Alguns Casos



O Caso de Hulk
Em um terreno baldio num bairro da zona leste de São Paulo, vivia um cachorro apelidado de Hulk. Nome dado pelo fato desse cão sofrer de distúrbios de raiva repentinos.
Hulk era um cão de rua, provavelmente foi abandonado pelo dono e a agressividade dele começou a tornar-se um problema, levando os moradores do local a deixá-lo preso em uma corrente, enquanto pensavam em qual “alternativa” dar para o cão.
Nesse terreno, Hulk tinha uma casinha de madeira e recebia água e comida todos os dias por alguns moradores. O que o mantinha apenas abrigado e alimentado.
Mas, o fato dele continuar preso a corrente, sem poder sair, farejar, ter contato com outros cães e pessoas, fez com que Hulk se tornasse muito instável e agressivo. Foi nesse momento, através de alguns moradores que cuidavam de Hulk que eu o conheci.
No começo, foi um pouco difícil minha aproximação. Levou algum tempo até que ele começasse a confiar em mim. Mas, aos poucos, com muita paciência e dedicação, Hulk foi se tornando mais sociável. Começou a aceitar carinho e até deixava que escovasse seu pêlo.
Hulk estava muito sujo e com muitas pulgas. Foi então que decidi lhe dar um bom banho. Com a ajuda de uma focinheira isso foi feito. Ele se sentiu bem melhor depois do banho e um pouco menos estressado.
Nesse momento, comecei a usar as técnicas de socialização e educação. Hulk se mostrou um excelente aluno. Sempre empenhado e disposto. Confesso que, em muitos momentos, eu mais aprendi com ele, do que ensinei. Aprendi que todos têm a chance de mudar, evoluir para algo positivo, seja humano ou não humano.
Thiago com Bruce, já muito mais tranquilo.

Hulk foi tão aplicado que em apenas algumas semanas, já estava aceitando passear com a guia (coleira) e fazendo alguns passeios pela rua. No começo, ele estranhou vários outros cães e não podia ver pessoas diferentes que colocava o rabo entre as pernas e se mostrava agressivo.

Tudo isso foi sendo corrigido com o passar das semanas. Através de exercícios diários e auto confiança, Hulk começou a não sentir mais medo de estranhos e passou a gostar de outros cães.
Ele foi me surpreendendo a cada dia, até que comecei a andar com ele sem a focinheira, uma evolução tremenda.
Em seguida, comecei a ensinar algumas técnicas de adestramento e como ele deveria se portar na frente de outros animais e pessoas. Ele se saiu muito bem e logo já estava correndo e brincando com outros cães em parques.
Conseqüentemente, Hulk começou a chamar atenção e não demorou muito para ser adotado pela Cintia. Hoje, vive em um sítio no interior de São Paulo, cercado de natureza, tranqüilidade, espaço e outros cães para brincar.
Hulk agora se chama Bruce, é um cão completamente equilibrado e calmo, não tem nenhum tipo de reação de raiva ou medo e é prova viva de que, todos os animais com algum problema psicológico ou trauma decorrente de situações vivenciadas, têm chance de recuperação, desde que haja alguém disposto a ter paciência, entendê-lo e ajudá-lo em suas necessidades.

Um comentário:

  1. Parabéns! Isto é fazer diferença e é somente para isso que viemos ao mundo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...