segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Seu gato é anti social, ou é você que não o entende?


Leon
Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre a relação dos gatos com os humanos.

Os gatos, não são antissociais como muitas pessoas acham. Na verdade, pergunte para alguém que tem gatos e veja a resposta, será o contrário.

Os gatos, diferentemente dos cães, tem uma personalidade mais independente, mas isso não quer dizer que eles sejam somente apegados ao ambiente ou ao seu território.

Quando faço socialização de felinos em ambiente doméstico, noto que os gatos na verdade veem o humano como outro gato, ou seja, diferente do cão que acaba seguindo uma hierarquia, peludos felinos, podemos dizer que tratam todos, numa questão "igualitária".

Por isso, dessa maneira, os gatos são dependentes e independentes ao mesmo tempo. Ao contrário de muitos animais que foram domesticados, os felinos não mudaram muito suas características durante esse período de domesticação, ou seja, ele ainda tem muitas características selvagens dos seus parentes antigos.

Se o gato fosse realmente antissocial, ele seria um animal solitário e certamente não seria socializado, com nada nem ninguém. E isso não é o que acontece, pois mesmo se os gatos não tivessem contato com os humanos, ainda sim eles gostam de viver em grupos com outros felinos.

Para ter um gato bem sociável, o mais importante de tudo é: entender seu jeito e seu temperamento. Não o trate como um cão, pois ele não tem nada de parecido com ele.

Você precisa respeitar o espaço do felino e entender que ele é muito mais independente que o cão, mas isso não quer dizer que ele não ame seu dono ou não seja sociável. É uma característica do felino, agir assim. Interaja bastante com seu peludo felino, com brincadeiras de esconder, com bolinhas, brinquedos com penas, carinho, afeto e faça com que ele também, interaja com outras pessoas que não sejam somente da sua casa. Seguindo essas regras básicas, seu felino será muito mais sociável e feliz.

E não se esqueça, que as primeiras semanas de vida de um gato, influenciam seu comportamento para o resto da vida, ou seja, uma boa socialização nesse período o tornará um gato muito tranquilo, dócil e carinhoso.
Pois o gato também é o melhor amigo do Homem.

4 comentários:

  1. O meu parece anti-social!

    http://rosaaffair.blogspot.pt/2015/01/o-gato-ca-de-casa.html

    ResponderExcluir
  2. Porcaria essa matéria, procuramos aconselhamentos de como socializar e o texto não ajuda em nada. Que mudem o título, "respeite seu gato".

    ResponderExcluir
  3. Não tive a resposta desejada não gostei das explicações

    ResponderExcluir
  4. Meu gato ele está se distanciando da gente, eu queria saber por que oxi não me ajudou muito não

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...