sexta-feira, 12 de julho de 2013

Abandono de animais!!

 
Existe um grande número de pessoas inconsequentes que por algum motivo banal e sem sentido, acaba por abandonar seus animais de estimação. Esses motivos podem ser dos mais diversos: Desde porque ele faz suas necessidades em lugar errado, ou até porque ele cresceu demais, por exemplo.  

Por conta de exemplos como esse e de muitos outros, temos uma grande quantidade de animais abandonados pelas ruas. O número real desses animais abandonados é pouco preciso e não oficiais. Algumas fontes dizem que existem cerca de 200.000 cães e gatos somente na capital de SP, outras fontes dizem que são mais de 1 milhão de animais vivendo nas ruas, praças e parques.

Muitos desses animais ainda são filhotes e uma grande quantidade desses cães e gatos abandonados são de raça, acredite se quiser.

Para o leitor ter uma ideia, um cão ou gato abandonado tem uma vida média nas ruas de somente 2 anos. Ou seja, nesse período, o peludo provavelmente passará por inúmeras situações que colocarão a vida dele em risco e a sua provável morte dentro desses dois anos.

Não se esqueça que, quando for adotar ou até comprar um animal de estimação, ele vai precisar de cuidados, de tratamento, treinamento, vai crescer, precisará ser levado para passear e ter uma vida saudável, tranquila e equilibrada.

Muitas pessoas acabam adotando ou comprando animais por impulso e muitas dessas pessoas não estão preparadas para cuidar realmente deles.

Lembre-se também que, um animal não é um objeto que pode ser descartado a qualquer momento. Além de estar provocando um sério trauma psicológico no peludo, ele poderá sofrer agressões, ser atropelado, passar frio, fome e sede. A pessoa que abandonar um animal estará cometendo crime de maus tratos, previsto em lei no artigo 3º do Decreto Federal 24.645/34 e no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, além de contribuir prejudicialmente no aumento da população de animais que vivem nas ruas.

Caso você presencie algum ato de violência ou abandono de animais, denuncie a Polícia, que por sua vez é obrigada a atender o chamado. caso se recusem, estarão cometendo o crime de prevaricação que também é previsto em em lei com punição.

Mudar essa situação só depende de nós. Caso queira um peludo, procure também ajuda de profissionais que orientem na hora da adoção ou da compra. Certifique-se também que terá totais condições, tempo e paciência para cuidar de um animal de estimação com amor carinho e dedicação, que esses peludos tanto merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...