quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A inteligência dos Vira Latas!!

Hoje é a vez de falar dos nossos amigos peludos caninos SRD ou vira latas, que também possuem grande inteligência e segundo alguns estudos, em especial o realizado na Universidade de Aberdeen e Napier na Escócia, sugere que os peludos vira-latas são mais inteligentes que os de raça.

Foram feitos vários testes, inclusive teste de QI, em 80 peludos. Todos os cães foram avaliados e recebiam uma nota de até 30 pontos.

Os vira-latas tiveram média de 20 pontos, enquanto que os peludos de raça tiveram um aproveitamento de 18 pontos.

Segundo os cientistas que fizeram os testes, os vira-latas mostraram uma melhor noção de espaço, entendem e resolvem os problemas e desafios com mais facilidade que os peludos de raça.

Dos dez cães que fizeram parte desse estudo e apresentaram melhor desempenho, sete deles eram vira-latas.

Um dos testes realizados, os cães tinham que encontrar a saída de um labirinto e em outro, os cientistas colocavam um osso embaixo de uma lata e ficavam observando se os cães identificavam o osso lá dentro.

Segundo o Dr. David Smith que liderou os estudos, ser um cão de raça pura não melhora a inteligência. O estudo mostrou também que os vira-latas têm um menor risco de terem problemas médicos.


Além disso, Dr. David apontou que em média, todos os filhotes que tinham a raça Collie em sua mistura eram mais inteligentes que os outros peludos vira-latas e que a polícia deveria também treinar os vira-latas para desempenharem o papel que cães de raça desempenham.

Acho que todos os testes e estudos realizados são interessantes para entendermos a estrutura e comportamento dos animais. Minha experiência tanto com cães de raça quanto SRD mostra que cada cão é um cão. Não existe o mais esperto ou menos inteligente. Cada um tem um tempo de aprendizado e todos têm suas vantagens e limitações.

Tenho vários alunos de raça e SRD e todos são inteligentes a sua maneira.

Muita coisa pode ajudar ou atrapalhar no desenvolvimento da inteligência de um cão. Fatores como: Ambiente, alimentação, boa saúde e convívio, são essenciais para o bom desenvolvimento de um animal.

Um comentário:

  1. Não tenho dúvidas da inteligência dos SRD. Tenho uma e ela aprende tudo muito rápido. Às vezes até parece que ela quer aprender a falar quando faz manha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...