sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Socializando seu filhote


Como dizia minha avó: É de pequeno que se torce o pepino!!

Pois é, com os animais não é diferente. Quanto antes forem socializados, melhor!! Pois quanto mais tarde ficar, mais difícil será o aprendizado. E aí, aqueles problemas de comportamento que você achava bonitinho ou que achava que eram coisas de filhote, passam a ser um problema quando ele fica adulto.

Se você tem um filhote de cão ou gato em casa ou está pensando em ter um, não se esqueça que precisa educá-lo logo cedo.

A melhor fase para socializá-lo é a partir dos 60 dias de vida que é quando o peludinho já está pronto para conhecer o mundo e as coisas que ele oferece.

É muito importante que antes disso ele não seja retirado de sua ninhada e que permaneça com sua mamãe até mais ou menos 2 á 3 meses de vida, que é a fase em que ele começa a se sentir mais confiante longe da ninhada.

Antes de começar a socialização, é muito importante que ele seja levado ao veterinário para tomar as vacinas necessárias para que fique imune a vírus e doenças. Mas converse com seu veterinário para saber exatamente sobre sua imunidade e se ele pode ou não ficar no chão da rua por exemplo. Caso ele ainda não possa ficar no chão da rua, leve-o no colo para um contato visual da rua.

Depois de iniciada a fase das vacinas, uma socialização correta e agradável poderá fazer com que seu cão ou gato se relacione bem com pessoas, outros animais e lugares diferentes. Por isso, tudo que acontece de bom ou ruim nessa fase da vida deles, influencia diretamente no seu perfil.

Quanto mais o filhote conhecer barulhos diferentes, pessoas, animais, ambientes e objetos, mais chances ele terá de ser um animal confiante e sociável.
Lembrando que, para tudo temos que ter cuidado. A paciência e a gradatividade são fundamentais na hora da socialização de um cão ou gato. Tenha cuidado na hora de apresentar as novidades para não assustar seu peludinho e acabar criando um trauma para ele.

Tenha em mente que, socializar seu animal não é só fazer com que ele se de bem com todo mundo, afinal, cada animal é um animal, ou seja, pode ter algum peludinho que interaja menos com outras pessoas e animais, e isso é normal. Socialização é fazer com que ele tenha regras e limites para um bom convívio com pessoas e outros animais e que ele saiba quando e como agir em todas as situações que ele for apresentado, em ambientes diferentes, com objetos novos, com calma e confiança e que ele saiba e identifique quem é o líder e quem é o seguidor.

Um filhote não socializado, ou que teve pouco ou nenhum contato com outros animais, pessoas, lugares ou objetos, pode se tornar um animal com fobias, agressividade, insegurança e uma série de outros problemas de comportamento.

Para fazer uma boa socialização, você deve apresentar seu animal para outras pessoas ou animais de uma forma calma e paciente. Procure brincar, dar petiscos ou fazer carinho enquanto outras pessoas ou animais estão no ambiente, assim ele associará isso com coisas boas. Você também pode pedir que as pessoas ofereçam petiscos, carinho ou brinquedos, para que o animal se sinta a vontade também com outras pessoas.

Cuidados na hora da apresentação é essencial, pois os filhotes podem se assustar facilmente com pessoas, principalmente se forem crianças ou animais que fazem movimentos muito bruscos. O essencial é a tranqüilidade e a calma na hora da apresentação.

Não se esqueça também que, muitos filhotes que foram socializados acabam que por adquirirem medos depois de adultos, isso acontece porque geralmente o dono deixa de estimulá-lo a situações novas quando acha que o animal já está sociável. O importante é a constância e gradatividade em tudo o que for fazer com ele. Sempre interaja com seu peludinho, afinal ele é um membro da família e como tal, merece fazer parte da vida social familiar.

Brincadeiras como forma de socialização podem ser bem legais, pois estreitam laços e faz com que o filhote interaja bastante e ganhe confiança. Mas cuidado para não estimulá-lo a morder sua mão, por exemplo!! Isso pode desenvolver agressividade quando ele for mais adulto. Ofereça sempre brinquedos para que ele possa morder e nunca sua mão ou pé.

Para finalizar, tenha em mente que, para uma boa socialização, o filhote precisa ser apresentado a diversas pessoas, animais, objetos e lugares de uma forma calma e gradativa.

Você também pode entrar em contato e solicitar uma consulta para socialização de seu filhote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...