terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sendo o líder da matilha!!



Muitos donos de cães, não entendem como fazer para serem um bom líder do seu cão, ou na verdade nem se importam com isso e acabam nem percebendo que a falta de liderança, faz com que o peludo se torne um animal instável e cheio de atitudes que o próprio dono desaprova.

Um bom líder não é um ditador ou o a pessoa que impõe medo ou pressão no cão. Muito pelo contrário. O bom líder consegue conquistar o respeito e a confiança do cão apenas se souber estabelecer regras, equilíbrio no ambiente, segurança e alimento. Com isso, o líder é seguido por todos!! E o melhor, é adorado por todos, pois um bom líder também sabe ser afetuoso, mas não dá afeto o tempo todo!! Essas são as principais funções do líder da matilha.

Para o seu cão, você é um membro da matilha e portanto essa matilha precisa de um líder. Se seu cão perceber que você não é um bom líder, provavelmente ele se tornará o líder e isso não será bom para o ambiente e muito menos para a harmonia entre vocês.

Os cães ainda seguem instintos dos seus antepassados, por isso eles exigem um líder na matilha, sendo que este líder fornecerá, proteção e manterá a sobrevivência de todos. 

Para se tornar um bom líder, você precisa ter em mente que tudo o que você faz no ambiente em que vive, serve de exemplo para o seu cão. Ou seja, os seguidores irão sempre imitar seus líderes. Então seja gentil, paciente e não o mime demais, para não perder a liderança.

A hora do passeio é fundamental para estabelecer quem é o líder, ou seja, se você deixa seu cão andar na frente ou marcar com urina todo lugar que encontra, ficará claro para ele quem manda, certo!!?? Nunca deixe seu cão andar na frente e tampouco o deixe parar a todo momento para marcar o território com urina, ou seja, estabeleça alguns pontos para isso, determinados por você e não por ele.

Nunca de nada de graça ao seu cão, se ele quiser alguma coisa como comida ou brinquedos, peça sempre a ele algo em troca, ou seja, peça um comando básico de obediência antes, como por exemplo o senta ou o fica para que ele entenda quem é o líder e quem manda na matilha.

Conquiste a liderança de seu cão com muito amor, respeito, treino, disciplina, paciência e regras, assim você terá um ambiente equilibrado e uma matilha equilibrada com um líder respeitado por todos!!

Está com dificuldades para ser o líder da matilha? Entre em contato com a gente e peça uma consulta comportamental.
 

2 comentários:

  1. Minha vizinha no dia 10/11/12 adotou uma viralata de 3 meses e mantem a cachorrinha em corrente o dia inteiro, numa varanda. A porta da varanda fica aberta e a cachorrinha chora o tempo todo pois, claro, que vendo a mulher dentro do apto, a bichinha quer mais é entrar e brincar, receber carinho, etc. Mas...
    A corrente da um espaço pequeno pra cachorrinha se mexer, e tambem é ali que faz as necessidades fisiologicas e depois não podendo ir pra outro lugar acaba pisando, deitando em cima. E a comida fica perto disto tudo. PRA MIM ISTO É MAU TRATO!!!A mulher diz que ja comprou casinha, um monte de roupinhas, corrente, diz que da ração e agua. E ainda fala: "Que mais que ela quer?". E eu disse carinho, atenção, brincar, quer andar. Sugeri que eu poderia até sair com cachorrinha pra passear na rua, assim a cachorrinha faria exercicio, desestresando de ficar o tempo todo numa varanda, acorrentada e sozinha. A mulher disse que o bicho tem que acostumar é com o dono. Falei sobre posse responsavel, sobre a necessidade de ver o bem estar do animal, inclusive falei sobre vacinação e castração. Ela disse que ia criar a cachorra do jeito dela e que ela é que sabe o que e quando fazer o que tiver que ser feito pro animal. Disse que ja criou outros 2 cachorros, e quando não queria mais deu na CCZ. E se um dia não quiser mais esta, ela vai dar um jeito. Pois bem, peço que me orientem como proceder pra tirar esta cachorrinha desta situação. Tenho certeza que assim que a cachorra crescer um pouco mais, a mulher não vai mais querer. A cachorra é porte grande, nem vai caber na varanda. Geeente!!! Esta mulher teve 2 passarinhos e ficou uns 4 meses com eles. Ela se enjoou um dia, pois eles cantavam logo cedo (natural, ne). Acabou dando as aves, c/gaiola e tudo pra um eletricista que foi a casa dela fazer um conserto. E ela disse que não ia e não vai viver em função de bicho. Pra mim está muito claro que ela não tem perfil pra adotar nada! Mas ela se acha corretissima. SOCORRO!!! Sem contar que a mulher as vezes viaja pra casa das filhas no interior e deixa a cachorrinha ao sol,chuva, dia e noite,amarrada na corrente. Ja me ofereci pra ficar com a bichinha quando ela precisar sair e for demorar mais, so que a mulher recusa ajuda, diz que assim a cachorra vai ficar mal acostumada, e que ela tem que aprender a ficar na varanda, sem entrar em casa. PELAMORDEDEUS!
    O que tenho que fazer pra tirar a cachorrinha de la. Posso dar LT ate que se encontre adotante com perfil compativel com o da cachorrinha. Acredito que ela precisa de espaço, pra correr, pular. Que ela precisa de familia que de preferencia tenha criança, pois a cachorrinha adora brincar. Que seja gente afetuosa, ela gosta de carinho e de colinho. Sei disto tudo,pois eu ja havia conseguido ficar com a cachorra em minha casa de 21/11 a 04/2, pois eu havia dito pra tal mulher que ela estava sobrecarregada com a cachorra, e que eu poderia ajudar ficando com o animal (e olha que tenho 4 gatos e moro em comodo e cozinha). Mas so falei isto pra pegar a cachorrinha, pois desde que a vizinha adotou a bichinha (em 10/11) ela so ficou presa em corrente, e chorando, e ouvindo os xingos da mulher que se irritava c/a cachorra por tudo. Mas um dia a mulher disse que tinha se arrependido e q queria a cachorra de volta. Argumentei que o perfil delas não era compativel. Ela nem me ouviu. Pegou e levou. Eu compartilho tudo de bicho no face, participo virtualmente de varios grupos e associações de apoio aos animais, para ajuda-los em resgate, LT, adoção, etc... Estou me sentindo uma grande hipocrita em ver o sofrimento da cachorrinha e não fazer nada. AJUDEM!!!! ME DIGAM O QUE DEVO FAZER, COMO PROCEDER PRA AJUDAR A CACHORRINHA !!! Obrigadissima, viu. Abraço. Ieda Reis.

    ResponderExcluir
  2. Vishi mano liga pro IBAMA e denuncia por meus tratos, fala também pro cindico q o cachorro é mt grande para viver em um apt

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...