segunda-feira, 1 de julho de 2013

Animais e Crianças.


É muito comum ver peludos que não se sentem confortáveis ou que tomam atitudes relativamente "agressivas" perto de crianças.

Alguns cães ou gatos não gostam de crianças, exatamente pelo fato da criança ser muito 'efusiva" com os peludos ou agirem de forma um pouco mais "agressiva" com eles. Claro que, muitas crianças não tem noção do que estão fazendo e tão pouco acham que machucam o animal com atitudes mais rudes.
 
Mas independente disso, cabe ao responsável pela criança entender que todo e qualquer animal não gosta de gritos, agarrões, puxões, beliscões e etc.

Tudo o que provocar algum tipo de dor física ou mental para o peludo, além de gerar estresse, faz com que o peludo tenha algum tipo de trauma que pode influenciar diretamente no comportamento dele.

Alguns cães e gatos podem ser mais tolerantes que outros. Mas TODOS os peludos, sem exceção, tem um limite de tolerância.

Nunca permita que qualquer criança: Seja seu filho, sobrinho, neto, amigo ou outras crianças, puxem o rabo e as orelhas dos animais, pois são regiões muito sensíveis e que provocam diretamente estresse e

nervoso nos cães ou gatos. Mesmo os mais tolerantes podem não reagir na hora, mas podem acumular isso e descontar em algum outro momento.

Regiões próximas ao abdômen também são bem sensíveis e os peludos não apreciam toques bruscos nessa região.

Não permita que as crianças gritem com o peludo. Isso provoca estresse e os irrita.

O mais legal a se fazer é ensinar as crianças sobre como ser gentil com os animais. Sem gritarias ou

brincadeiras bruscas que envolvam puxões ou apertões. Ao invés disso, ensine as crianças brincadeiras como jogar bolinhas, procurar ou esconder objetos para que o peludo os encontre. Se tiver um pouco mais de habilidade, ensine alguns comandos básicos de obediência para que a criança ensine o peludo a sentar, ficar ou da a pata por exemplo. Isso ajuda a estabelecer uma hierarquia tanto para o cão como para a criança, fazendo com que a interação entre ambos seja mais amigável e positiva.

Você como líder da matilha, controla todo o ambiente. Se quer um ambiente calmo e equilibrado, com animais e crianças interagindo juntos, proporcione isso.

São gestos simples, mas que com certeza farão com que o peludo seja mais tolerante e amigável com as crianças e ao mesmo tempo, as crianças serão mais amáveis e delicadas com os peludos.

Se estiver tendo dificuldades para lidar com esse tipo de situação, entre em contato e peça uma consulta comportamental.

thiago@equilibrioem4patas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...