sexta-feira, 19 de julho de 2013

Peludos e suas manias compulsivas (Parte 1)

 
Seu cão tem manias estranhas como correr atrás da própria sombra, lamber as patas sem parar, correr atrás do rabo, se morder, latir excessivamente por qualquer coisa ou ficar andando de um lado para o outro ou em círculos? Se você presencia algum desses sintomas com seu peludo, cuidado!! Ele pode sofrer de um problema grave de compulsividade.
 
Mas por que isso acontece?   

Uma de minhas clientes me ligou dizendo que sua cadelinha não parava de perseguir sua própria sombra, fui então a casa dela para uma consulta comportamental. Durante a consulta, notei alguns pontos importantes: 

Muita ansiedade por parte do dono e do cão; Falta de tempo da dona para passear e fazer atividades com a peludinha, o que a deixaria mais tranquila e equilibrada e outra coisa que me chamou ainda mais atenção: Atitudes dos donos que alimentavam o comportamento compulsivo do cão, como "treiná-lo" a ficar perseguindo um ponto de laser na parede por exemplo.
 
Essa brincadeira pode parecer inofensiva em um primeiro momento, mas tornou essa cadelinha totalmente dependente dessa atividade, fazendo com que ela perdesse o foco em qualquer outra coisa.

Aliado a falta de atividades físicas como passeios e brincadeiras, como jogar bolinha por exemplo e o fato de ficar muito tempo sozinha, a peludinha foi ficando cada vez mais determinada em conseguir pegar esse ponto de luz, mesmo quando os donos nem estavam utilizando o laser. Após isso, passou a perseguir a própria sombra projetada na parede ou no chão.

Corrigir esse problema não é tarefa fácil. Foi preciso muito treinamento e algumas mudanças de hábitos dos donos. Nesse caso, o trabalho em conjunto treinador e dono do cão é fundamental para a cura ou alívio dos sintomas.

Não perca na próxima semana a segunda parte dessa matéria sobre compulsividade. Como isso pode ser tratado e o desfecho do treinamento da peludinha que corria atrás do rabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...