terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Adoção por impulso!!


Esse tema já foi falado várias vezes aqui no blog, mas acho importante atualizá-lo.

Essa semana atendi três casos de pessoas, que me chamaram, pois "perderam" a paciência com seus peludos recém adotados.

Um dos casos me chamou muita atenção, pois é um caso clássico de falta de empenho dos novos adotantes e da famosa "adoção por impulso".

Os novos donos simplesmente não tinham paciência em ensinar o peludo a fazer as necessidades no local correto, além de notar uma grande "preguiça" por parte deles, em tarefas simples de como cuidar bem de um cachorro.

ALém disto, o cão foi escolhido pelo filho do casal, um garoto de uns 10 anos mais ou menos. Os pais, "jogaram" toda a responsabilidade para o menino, que na verdade mal sabe cuidar dele mesmo. Imagina ter que ensinar o peludinho a fazer necessidades no local certo e etc.

Outra coisa que me incomodou um pouco, foi o fato dos novos adotantes dizerem que o cão adotado era "agressivo", pois havia mordido a criança duas vezes, o que motivava o casal para a devolução do peludo.

Ok, vamos lá: Um cão recém adotado de uma feirinha, abrigo, CCZ ou similares, provavelmente tem um histórico de maus tratos, além do abandono. Mesmo se ele não teve nada disso, quando um peludo chega num
ambiente novo, geralmente ele fica assustado e precisa de um tempo para se habituar, ou seja, a maioria dos peludinhos não quer que você fique, o tempo todo, abraçando ou o acariciando, pois, além de não haver vínculo de confiança com o animal, o peludo está assustado com o novo ambiente e provavelmente estressado com o dia cheio que teve.

E foi exatamente isso o que aconteceu, a criança queria pegar o cão a todo momento, que com medo, claro, se defendeu mordiscando o garoto.

Nós somos culpados, pois em alguns casos não temos paciência e estrutura psicológica ou real responsabilidade para ter um cão ou gato.

Não dá para "embutir" um chip no peludo, para que ele já saiba fazer suas necessidades no lugar certo e ser obediente. Isto é nossa função, nossa responsabilidade, treiná-lo e educá-lo ou pedir ajuda de um profissional capacitado para isto.

Nunca se esqueça, existe um cão para cada estilo de família. Se quiser adotar um peludo, veja qual cão pode se adaptar com você e se você vai se adaptar a ele. Não adote por impulso, pois depois, quem sofre é o animal. Pois, ele será devolvido ou abandonado novamente.

Peça ajuda há um profissional que o oriente na hora da adoção ou solicite informações para o responsável pelo animal, quanto as características do peludo e se possível, aproveite e dê uma volta com ele, para conhecê-lo melhor.

Assim como você aprendeu a fazer as coisas certas na escola ou em casa com seus pais, os peludos também precisam ser ensinados, com muita paciência, carinho, respeito e tranquilidade.

Um comentário:

  1. Tenho uma sugestão: gravar um dvd com dicas de como ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no local certo, e ensinamentos no geral.....tipo: como alimenta-lo, onde colocar a água, como leva-lo para passear, que vacinas são fundamentais.....e entregar um desses dvd para cada um que for adotar um anjinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...