quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cães agressivos (parte 2)

O cão é o melhor amigo do Homem e esse título não foi dado a toa para eles. Os cães tem a impressionante capacidade de se adaptar e compartilhar coisas com espécies diferentes, como os humanos. A fidelidade dos cães os torna extremamente confiáveis e leais.Os cães não nascem agressivos ou violentos, eles se tornam assim por alguma influência que tiveram. Desde o ambiente em que vivem, fatores como a genética ou o cruzamento entre espécies de cães, pode modificar o tipo e a intensidade do possível teor agressivo de um cão. Assim como o Homem não nasce violento ou agressivo mas em determinado momento da vida ele aprende a fazer a coisa errada e segue isso como se fosse o certo.

Meu intuito nesse post é apenas informar ao leitor de algumas coisas que acho importante quando se fala de cães agressivos e não quero atribuir agressividade apenas a determinadas raças, como vemos muitas pessoas falando por aí e como a mídia, por exemplo, adora "sensacionalizar" algumas agressões de cães considerados "agressivos".

A agressividade em sim é um comportamento que todo cão tem e de certo modo isso pode garantir sua sobrevivência na natureza, no caso de invasão de território, brigas, medos, dores e etc. O Homem há muito tempo, cruza raças para obter certo tipo de comportamento agressivo de determinada espécie para determinada função. Não existe cruza apenas para um cão ser mais e somente agressivo, existem cruzas para cães serem mais dóceis, sociais e etc.

O grande problema que noto em agressividade de cães, está relacionado principalmente com a forma como o cão é tratado e o ambiente em que ele vive. Já cansei de pegar casos, de yorkshire com um nível de agressão física tão alto que poderia compará-lo a um cão de caça treinado, apenas para matar sua presa, por exemplo. E isso não é fator determinante da raça, ou seja, yorkshire não é um cão agressivo, o ambiente e a forma em que ele foi tratado o tornou assim. Trabalho também, com muitos Pitbulls e Rotweillers por exemplo, e é claro que essas raças foram criadas para determinadas funções mais "agressivas", principalmente o Pitbull, mas isso não quer dizer que é uma raça com o teor descontrolado de agressão. Conheço inúmeros pits extremamente dóceis, ou que eram agressivos e se tornaram dóceis com treinamento. Por isto eu enfatizo: Isto está relacionado muito com a forma como ele é criado, treinado e o ambiente em que ele vive. Se é um cão que vive preso o dia todo em um canil por exemplo, é obvio que terá um teor de agressividade alto, independente se é um cão considerado agressivo ou não.

Para finalizar quero reforçar que não podemos atribuir a agressividade canina apenas a raça e sim devemos atribuir aos padrões genéticos de cruza, ambiente em que vivem, motivos que o tornaram agressivo ou levaram a morder alguém e principalmente como eles são tratados.

O cão é o reflexo do dono. Seja gentil com ele, paciente, amoroso, imponha regras e limites, com isso você terá um cão mais equilibrado e tranquilo para encarar as situações do dia. O cão é um ser vivo e também sente dor, angústias, alegrias e tristezas.

Se você estiver tendo problemas com determinados comportamentos agressivos de seu peludo, entre em contato com a gente!!

thiago@equilibrioem4patas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...