quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Os pergios de andar com seu cão sem a guia.


Muitos donos de cães acham super normal e inofensivo andar com seus peludos soltos pela rua. As desculpas são as mais variadas: Meu cão não gosta de andar na guia; Não consigo controlá-lo; Ele é muito forte; Meu cão é super dócil e só gosta de andar ao meu lado sem a guia; Ele não foge... 

Infelizmente, muitos desses donos mau sabem o real perigo que essa atitude pode representar para o próprio cão, outras pessoas e outros peludos que também passam pela rua.

Sempre alerto aos donos dos peludos que NUNCA se deve levar seu cão para passear sem a guia, pois o perigo, na maioria das vezes realmente não está com o seu cão e sim com o que acontece em volta dele, em volta do dono e principalmente o que acontece no ambiente em que você e seu peludo estão passeando.

Já cansei de ver casos de peludos que estão passeando soltos na rua e se assustam com um barulho repentino de fogos por exemplo. Esse tipo de acontecimento é normal e o dono não consegue prever, nem muito menos controlar a situação. Muitos cães acabam fugindo do local e consequentemente se perdendo dos donos. Outra situação comum e que vejo com certa frequência quando faço treinamentos externos são brigas de cães geralmente ocasinadas pelo cão que anda solto. Seu cão pode até ser docil, como já foi falado, porém, o outro cão que está passeando com outra pessoa e preso a guia, pode estar inseguro ou não querendo a aproximação do cão solto, gerando assim uma possível briga ou atrito.

Barulhos repentinos de motos passando, buzinas, freadas, skate e até uma criança correndo podem ser motivos para um cão solto se assustar e sair correndo para fugir do "perigo". Por mais que você tenha certeza que seu cão não irá sair do seu lado, andar com ele solto pelas ruas não é uma atitude responsável e nem mesmo coletiva, pois pelo caminho é facil encontrar peludos que andam com outras pessoas e que estão visivelmente inseguros ou com dificuldades de socialização, fazendo assim seu estado psicológico ficar mais afetado com um cão solto. Sem falar que é proibido por lei andar com um cão solto, fora de áreas especialmente designadas para isso, como um cachorrodromo, por exemplo.

Se você estiver se perguntando: Mas e os cães de rua? Bom, os cães de rua são muito espertos e sabem muito bem como agir em situações adversas e dificilmente vão atrás de cães que estão com seus donos.

Durante alguns treinos, tive que interferir várias vezes em brigas de cães que estavam soltos da guia de seus donos e os próprios nem sabiam como agir nesses casos. Para evitar qualquer problema de fuga, brigas e animais perdidos, NUNCA deixe seu cão sem a guia. Você pode oferecer um ótimo passeio tanto para você como para seu peludo andando com uma guia. Desde que tenha postura e ensine regras de obediência e disciplina, para que seu cão fique calmo e tranquilo, durante um passeio.

Caso não saiba controlar seu cão, ou ele dá muito trabalho para passear, entre em contato conosco para que possamos ajudá-los treinar a passear de uma forma calma, tranquila e divertida.

thiago@equilibroem4patas.com

Um comentário:

  1. Aqui no Jdim Rosa Maria uma senhora insiste em andar com seus cães soltos sem a guia, causando brigas com outros cães e até ameaçando a segurança de outras pessoas. Sem que existe lei contra isso mas, o que fazer?Butanta-SP

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...