domingo, 1 de dezembro de 2013

Peludos que marcam território. (Parte 2)

Nosso último post, falamos sobre coisas que podem incentivar a marcação de território dos nossos peludos. A postagem de hoje vai falar um pouco de como evitar isso.

Sempre alerto meus clientes que, a liderança do ambiente pode e faz toda a diferença na educação de nossos amigos caninos.

Praticar exercícios de obediência por exemplo, além de dar uma maior disciplina para o peludo, vão aumentar sua liderança perante o cão, ou seja, seu nível de hierarquia irá ficar alto e o peludo tende a respeitar mais e ser menos dominante, sem falar que o cão terá uma atividade mental e física o que deixa ele menos estressado e desocupado, gastando energia de uma forma positiva.

Se seu cão fica muito tempo sozinho em casa, uma dica que pode ajudar é fazer ele trabalhar pela sua comida por exemplo, com brinquedos que você coloca algum alimento dentro e o cão precisa interagir com o objeto para que de alguma forma o petisco ou a própria ração saia e o peludo consiga comer. Dessa maneira o cão fica entretido, menos estressado e trabalhando por algo.

Nunca ofereça nada de graça para seu peludo, ou seja, sempre que for dar alguma coisa a ele, peça um comando de obediência como o senta por exemplo, dessa maneira seu peludo será mais obediente e menos dominante com as situações o que ajuda um pouco na diminuição da marcação. Lembrando que até o carinho que ele recebe tem que ser mediante uma troca. Muitos clientes torcem o nariz qdo digo isso, mas tenha certeza que se peludo ganhará muito mais recompensa como por exemplo um carinho, se ele obedecer prontamente um comando de senta, fica, aqui ou deita por exemplo. O ideal seria fazer seu peludo trabalhar pelos benefícios, como brincadeiras, comida, brinquedos e carinho, fazendo com que ele seja um cão muito mais esperto, obediente e equilibrado.

A castração do seu peludo também diminui bastante a incidência de marcação de território. Um cão castrado, perde a necessidade física de marcação, mas não impede que ele deixe de marcar completamente.

Não prive seu cão dos passeios. O passeio é essencial para a saúde mental e física do seu cão. Você pode ter a maior casa do mundo, mas isso não quer dizer que seu peludo está feliz com isso. Promova passeios diários com ele, pois assim você também estabelece quem está no comando da situação.

Colocar algumas fitas adesivas ou até papel alumínio nos lugares que o peludo costuma marcar, ajuda na diminuição do problema, mas, uma das coisas fundamentais é manter seu peludo sempre ocupado e com um nível de treinamento, obediência e adestramento afinados para não ter maiores problemas com marcação de território. E o mais importante. proporcionar um local correto e exato para que seu peludo possa marcar e fazer xixi.
Caso tenha dificuldades para lidar com seu melhor amigo peludo, entre em contato e peça uma consulta comportamental.
thiago@equilibrioem4patas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...