terça-feira, 26 de novembro de 2013

Felinos bagunceiros, tristes ou estressados.


Muitas das vezes, uma simples mudança do seu ambiente pode mudar o comportamento do seu felino. Tanto positivamente ou negativamente.

Apesar dos felinos terem basicamente o mesmo padrão de comportamento, é o ambiente e as pessoas que vivem com eles que irão definir quais as características cada peludo vai assumir e o que vai interessar mais no ambiente para cada um deles. Quem tem mais de um gato em casa, sabe muito bem do que to falando.   
 
Nenhum felino tem o mesmo comportamento que o outro durante o dia por exemplo.

Uma dica bem interessante é entender se seu gato é mais aéreo ou mais terrestre. Isso mesmo. Se conseguir saber se seu peludo felino gosta de ficar mais em partes altas ou partes baixas, irá ajudá-lo e muito na questão psicológica, de entendimento e de entretenimento do seu gato.

Quando um gato por exemplo marca o território seguidas vezes no mesmo local, dentro de sua casa, ele quer dizer que não tem segurança pelo local e precisa disso para tentar de alguma forma se sentir mais seguro.

Procure padronizar seu ambiente para que seu peludo felino se sinta o mais a vontade possível e feliz. Dê lugares para que ele se sinta tranquilo para dormir, brincar e interagir. Ofereça locais que ele possa afiar suas unhas. Arranhadores com cisais ajudam muito no alivio de estresse e reforçam a segurança do ambiente para os peludos. Se você tem mais de um gato no ambiente, nunca se esqueça de sempre ter uma caixa de areia a mais do que o número de gatos. Isso também evita muito que os felinos marquem território ou façam suas necessidades nos locais errados. Lembrando que a caixa de areia precisa ser limpa diariamente.

Brinquedos com penas por exemplo, ajudam a desenvolver o instinto natural dos felinos e isso combate estresse e a falta do que fazer. Deixar que seus peludos tomem sol, também é uma ótima ferramenta para deixá-los felizes e tranquilos, pois quando um peludo toma sol, ele libera melanina que é ótimo para o alívio de estresse e depressão.

Algumas mudanças no ambiente podem fazer seu gatinho ficar mais tranquilo, menos agressivo ou triste.

Entenda as reais necessidades físicas e psicológicas de cada um, aplique isso no ambiente e tenha peludos mais equilibrados e felizes.

Caso tenha dificuldades para entender seu peludinho, entre em contato e peça uma consulta comportamental.
thiago@equilibroem4patas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...