segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A inteligência canina!!


Todos sabem como os cães são inteligentes e como usam suas habilidades para resolver problemas e situações em seu ambiente. Desde por busca de comida, brinquedos e até mesmo como manipular seu dono para conseguir o que quer.

Os peludos aprendem por associação e possuem boa memória. Podem lembrar de diversos truques, comandos e situações por muito tempo. Por conta dessa inteligência, muitos cães são treinados para diversas funções, como por exemplo, o cão guia, ou os cães que são treinados para achar drogas ou pessoas desaparecidas.

Os cães são tão inteligentes que muitos deles acabam adestrando seus donos, ao invés do contrário. E estes mesmos donos acabam esquecendo que independente da raça, todos os cães precisam aprender regras e limites, para um convívio saudável e harmonioso.

A inteligência dos cães pode variar de acordo com a raça, com o ambiente onde vivem e a quantidade de estímulos e comandos que recebem do dono ou de um profissional que o adestre.

O livro “A inteligência dos cães” do Dr. Stanley Coren, lançado em 1994 contém um ranking com os 79 dos cães mais inteligentes. Dr. Stanley fez uma extensa pesquisa que envolveu criadores e adestradores para avaliar a inteligência de cada peludo. 
Abaixo coloco as 15 primeiras posições desse ranking.

1 - Border Collie
2 - Poodle
3 - Pastor Alemão
4 - Golden retriever
5 - Doberman
6 - Pastor de Shetland
7 - Labrador
8 - Papillion
9 - Rottweiler
10 - Australian Cattle Dog
11 - Welsh Corgi Pembroke
12 - Schnauzer Miniatura
13 - Springer Spaniel
14 - Pastor Belga Tervuren
15 - Pastor Belga Groenandel

Esse ranking pode servir de referência, mas acredito que independente disso, cada cão têm suas vantagens e limitações. Alguns cães podem ter mais facilidade para lidar com certas situações e terem dificuldades com outras, sendo necessária uma liderança calma e tranquila para guiá-los e orientá-los da melhor maneira.

Fiquem espertos que nosso próximo post será sobre a inteligência dos nossos amigos vira-latas!! Não percam!!! 

Um comentário:

  1. Olá !!! A Belly é uma SRD, com muitas marcações de Border Collie (pelagem, porte, postura, e principalmente inteligência). Após a morte da nossa poodle, a Belly começou a se recusar a fazer xixi dentro do apto, e desenvolveu incontinência urinária. Ela tem somente 1 ano, e toma medicamento todos os dias... Xixi e cocô só na rua, e quando chove é um transtorno. Estou tentando treiná-la a fazer xixi na garagem, pois me mudarei para um local onde não será seguro sair com ela no período noturno. Estou presenteando com um biscoito a cada xixi que faz na garagem. Estou no caminho certo? Estou usando o mesmo método que usei para os truques de sentar, deitar, dar a patinha, buscar a coleira para o passeio. Obrigada Suzy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...