quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Entendendo seu cão!! Líder X Seguidor.


Muita gente não faz idéia do que se passa na cabeça do seu peludo e nem sabe como entendê-lo, a partir disso, os conflitos entre dono e cão se tornam frequentes.

Os cães, assim como os humanos, são seres sociáveis. Eles adoram e querem viver em matilhas. Pois só dessa maneira eles conseguem garantir a sobrevivência de um grupo inteiro. Com isso, eles também acabam estabelecendo a hierarquia como um dos elementos principais de sua organização. Ou seja, para os peludos, é fundamental ter um líder.

E falando em matilhas, nós humanos há muitos séculos domesticamos e vivemos com os cães e portanto, para o cão, somos a Matilha dele. Ou melhor, fazemos parte dessa matilha. Fazendo parte dessa matilha, é imprescindível que sejamos os líderes, pois se não formos e o cão perceber que não temos pulso de liderança, ele se tornará o líder. E o peludo sendo líder, com certeza os donos terão sérios problemas em casa.

Se o ambiente tiver um bom líder, não haverá dúvidas para o cão e portanto não haverá disputas de poder nem muito menos brigas e comportamentos inadequados. Lembrando que, o líder é o que dita as regras e comanda a matilha, sem ser um ditador, mas sim um protetor, onde todos o respeitarão e o seguirão com alegria, confiança e tranquilidade.

O cão dificilmente quer ser líder de uma matilha, pois o líder é sempre o mais visado em disputas de território e ele sempre é o alvo principal em ataques de outras matilhas. Mas ele será, caso perceba que a vaga não está ocupada. O líder não necessariamente é o mais forte, mas sim o mais equilibrado. Ou seja, o que tem força, inteligência, destreza para tomar decisões e ordens e acima de tudo, é carismático e sabe exatamente quando e como estabelecer um comando e uma ordem.

O grande problema que vejo nesta "disputa" de hierarquia entre humanos e cães é justamente a falta de conhecimento dos humanos em relação a organização hierarquica dos nossos peludos.

Apesar de domesticados, todos os cães ainda preservam seus instintos selvagens, ou seja, não importa se você tem um pincher ou um Dog Alemão, todos eles sabem se organizar e estabelecer um líder. Seja ele ou você!!

Entendendo o lado dos peludos, tenham em mente que nenhum cão negocia, pede ou espera. Para eles é simplesmente sim ou não!! Por isso muitos cães mordem e atacam quando você toca no prato de comida deles, ou senta no sofá que ele se tornou "dono", ou pior, se aproxima daquela pessoa que ele "toma conta".

Como o peludo viu que não existe um "líder" dig no de tomar conta do bando, ele toma esse papel e tomando esse papel fica "dono" de tudo e de todos. E seu cão não está sendo ruim por conta disso, ele está simplesmente fazendo uma coisa que é do seu instinto. Ou seja, preservar o grupo. Torná-lo mais forte e seguro.

É desta maneira que um trabalho de socialização e obediência é fundamental para que seu peludo entenda quem é o líder e quem é o seguidor. Quanto mais esse trabalho for desenvolvido, mais a hierarquia é estabelecida e mais seu cão ficará feliz com isso. Nunca esqueça que todos os humanos de uma matilha são líderes e todos os cães são os seguidores.

A melhor forma de estabelecer a hierarquia é aquela em que nós humanos entendemos e respeitamos o que se passa em cada animal que temos, com disciplina, treino e carinho. Só assim os ajudamos a se encaixarem da melhor forma na matilha em que VOCÊ sempre será o líder!!!

Se você está com dificuldades de entender seu cão, ou não consegue estabelecer uma líderança calma e equilibrada, entre em contato e agende uma consulta comportamental.

thiago@equilibrioem4patas.com

3 comentários:

  1. me ajude com meu cão ciumento que ataca o outro guando brinco

    ResponderExcluir
  2. se não der certo vou acabar matando ela porque não aguento mais

    ResponderExcluir
  3. NÃO TENHO CORAGEM PRA TANTO, CRIEI COM MUITO CARINHO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...