segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dicas para os peludos que tem medo de barulhos!!


 Olá pessoal,
Final de ano chegando, todos se preparando para o Natal e Réveillon, aquela bagunça, família reunida e muito barulho de fogos, agitações e festas.

Enquanto as maiorias das pessoas estão felizes comemorando o Natal e a passagem do ano, muitos peludos sofrem demais com essa época. Precisamos nos preparar para as festas, pois os cães e os gatos tem o olfato apuradíssimo e ouvem infinitamente melhor que os humanos. Portanto, o barulho forte de rojões, além de assustar, pode causar traumas e distúrbios no seu peludo.

Não existe uma ação padrão para todos os peludos, isto é, cada animal tem uma forma diferente de reagir quando se incomoda com essa situação. Enquanto alguns podem correr em direção ao barulho, outros podem ficar escondidos em algum canto ou tentam fugir para o mais longe possível do barulho. Seu peludo pode até se tornar agressivo neste momento, por medo da situação.

Para que você e seu peludo possam ficar tranquilos nas festas, a equipe do Equilíbrio em 4 patas, passará algumas dicas básicas, mas importantes para seu peludo não se estressar tanto nos momentos de muito barulho:

A primeira coisa que sempre digo, pois acho a mais importante é que o comportamento do dono faz uma grande diferença nessas horas. Você sempre deve passar uma sensação de segurança e tranquilidade na hora que seu peludo estiver com medo do barulho. Neste momento, atitudes como pegá-lo no colo, se agachar, fazer carinho, podem significar para o animal que o dono também está com medo, tornando a situação mais complicada e reforçando o trauma dele. O ideal nessas horas é manter a postura, falar pouco e mostrar total segurança, diante a situação de medo de seu cão ou gato. Se seu animal quiser ficar próximo a você, toque o menos possível nele. Só o fato da sua presença perto dele, fará com que ele automaticamente se acalme. O melhor a fazer neste caso é tentar distrair seu peludo com coisas que ele goste de fazer. Isso, claro vai variar de cão para cão.

Feche bem janelas, portas ou lugares em que seu peludo possa escapar, pois quando estão com muito medo, o desespero faz com que alguns peludos fujam para longe do barulho, por isso é importante que ele tenha uma plaquinha de identificação com nome e telefone, isso é muito útil no caso de fuga.

Crie um “abrigo” em que seu animal, sinta-se em segurança. De preferência dentro de sua casa, caso ele for do tipo que se esconde.

Outra coisa que pode ajudar nesse momento é colocar algodão nos ouvidos deles. O algodão não vai tirar o medo deles, mas pelo menos irá diminuir a intensidade do barulhos em seu ouvido e diminuirá a sensação de pavor.

Músicas relaxantes também podem ajudar seu cão ou gato a aliviar o medo mas nada de músicas agitadas, ok? Músicas com piano, violão e até mantras são ótimas para acalmar os peludos que estão com medo. A TV ligada também ajuda a distrair o peludo.

Cuidado, se seu animal estiver preso na coleira em momentos que acontecem barulhos de fogos, trovões ou algo que os assuste. Muitos animais acabam se enforcando, tentando fugir do barulho. Se precisar isolar o animal, coloque-o em algum cômodo da casa e faça um abrigo para que ele sinta-se seguro e tranquilo.

Essas dicas servem para minimizar a situação durante os barulhos, mas, o ideal é fazer com que seu peludo se acostume com eles e fique tranquilo, ou seja, o treinamento de dessensibilização é super necessário se o seu cão já adquiriu uma fobia de barulhos, ou seja, ele continua com medo mesmo após o barulho ter parado há muito tempo. O treino de dessensibilização nada mais é que associar esse barulho a algo positivo, como brincadeiras, carinho e usando coisas que ele goste de fazer. A idéia do treinamento é justamente expor o animal, gradativamente ao barulho para que ele vá acostumando e enquanto isso atividades prazerosas são feitas enquanto ele é exposto, fazendo assim com que ele não tenha mais medo do barulho. 

Não é um trabalho fácil e tampouco pode ter resultado de 100%, tudo vai depender do grau de fobia e de como ele é exposto a esse trauma no ambiente em que vive. Em alguns casos, a ajuda de medicamentos como a homeopatia pode ser útil, porém, antes é necessário uma consulta com seu veterinário de confiança, para saber se seu peludo pode ou não fazer uso de tais medicamentos. Nunca medique seu peludo sem orientação veterinária. E nunca tente dessensibilizar seu peludo sem orientação de um consultor comportamental, pois caso algo seja feito errado, o animal pode ter mais traumas.

Caso tenha dificuldades de lidar com a fobia de seu peludo, entre em contato e peça uma consulta comportamental.
thiago@equilibiroem4patas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...