segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Animais não são brinquedos!!


Natal chegando e muitas pessoas presenteiam seus entes queridos com animais de estimação. Infelizmente muitas dessas pessoas são as responsáveis pelos abandonos ou maus tratos com os animais nessa época. Você tem conhecimento do problema que é abandonar um peludo nas ruas??


O número real de animais abandonados é pouco preciso e não oficiais. Algumas fontes dizem que existem cerca de 200.000 cães e gatos somente na capital de SP, outras fontes dizem que são mais de 1 milhão de animais vivendo nas ruas, praças e parques.  

Muitos desses animais ainda são filhotes e uma grande quantidade desses cães e gatos abandonados são de raça, acredite se quiser.

Para o leitor ter uma ideia, um cão ou gato abandonado tem uma vida média nas ruas de somente 2 anos. Ou seja, nesse período, o peludo provavelmente passará por inúmeras situações que colocarão a vida dele em risco e a sua provável morte dentro desses dois anos.

Não se esqueça que, se for presentear uma criança com um animal de estimação, o peludinho vai precisar de cuidados, de tratamento, treinamento, vai crescer, precisará ser levado para passear, aprender a fazer as necessidades no local correto e ter uma vida saudável, tranquila e equilibrada.

Lembre-se também que, um animal não é um objeto que pode ser descartado a qualquer momento. Além de estar provocando um sério trauma psicológico no peludo, ele poderá sofrer agressões, ser atropelado, passar frio, fome e sede. A pessoa que abandonar um animal estará cometendo crime de maus tratos, previsto em lei no artigo 3º do Decreto Federal 24.645/34 e no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, além de contribuir prejudicialmente no aumento da população de animais que vivem nas ruas.

Os adultos são TOTALMENTE responsáveis pelo bem estar e posse responsável dos animais de estimação. Tenha certeza das implicações e cuidados que você terá que ter para cuidar bem do seu peludinho. Um animal de estimação pode ser um grande indutor do caráter e da formação positiva de uma criança, desde que você tenha total responsabilidade pelos cuidados do animal.

Mudar essa situação só depende de nós. Caso pense em adotar um peludinho para dar de presente para seu filho, sobrinho, neto ou etc, mas tem dúvidas sobre alguns cuidados ou manejo dele, a Equilíbrio em 4 Patas faz uma consultoria voltada exatamente para o peludinho ideal para a criança e para o ambiente em que ele vai viver. Nunca esqueça de se certificar que terá totais condições, tempo e paciência para cuidar de um animal de estimação com regras, atividades, disciplina, amor, carinho e dedicação, que esses peludos tanto merecem.

thiago@equilibrioem4patas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...