segunda-feira, 21 de abril de 2014

Protegendo seu peludo dos fogos e outros barulhos!! (Parte 2)

Na postagem de hoje, vamos mostrar como algumas coisas simples podem ajudar nossos peludos a ficarem mais relaxados e menos tensos na hora de fogos e outros barulhos fortes.

Antes de qualquer situação de risco como dias de jogos, festas, comemorações e etc, prepare o seu ambiente e forneça áreas para seu peludo ficar em segurança.  

Feche bem janelas, portas ou lugares em que seu peludo possa escapar, pois quando estão com muito medo, o desespero faz com que alguns peludos fujam para longe do barulho, por isso é importante que ele tenha uma plaquinha de identificação com nome e telefone, isso é muito útil no caso de fuga.

Crie um “abrigo” em que seu animal sinta-se em segurança. De preferência dentro de sua casa, caso ele for do tipo que se esconde.

Outra coisa que pode ajudar nesse momento é colocar algodão nos ouvidos deles. O algodão não vai tirar o medo deles, mas pelo menos irá diminuir a intensidade dos barulhos em seu ouvido e diminuirá a sensação de pavor.

Músicas relaxantes também podem ajudar seu cão ou gato a aliviar o medo mas nada de músicas agitadas, ok? Músicas com piano, violão e até mantras são ótimas para acalmar os peludos que estão com medo. A TV ligada também ajuda a distrair o peludo.

Cuidado, se seu animal estiver preso na coleira em momentos que acontecem barulhos de fogos, trovões ou algo que os assuste. Muitos animais acabam se enforcando, tentando fugir do barulho. Se precisar isolar o animal, coloque-o em algum cômodo da casa e faça um abrigo para que ele sinta-se seguro e tranquilo.

Se seu peludo corre de encontro ao barulho, ou seja, saí latindo para todo o lado, o mais importante é tirar o foco dele. NÃO toque no seu animal quando ele estiver tenso, irritado ou com medo, pois isso pode e reforça a insegurança dele. Quando seu peludo sair latindo, chame a atenção dele e aja como se esse barulho não tivesse o menor problema. Lembre-se sempre que a postura do líder definirá se a matilha entrará em pânico ou não. Conforme os barulhos estiverem acontecendo, interaja com seu peludo, chamando-o para alguma atividade que ele goste de fazer para que seu foco mude e seu estado mental passe de tenso para relaxado.

Essas dicas servem para minimizar a situação durante os barulhos, mas, o ideal é fazer com que seu peludo se acostume com eles e fique tranquilo, ou seja, o treinamento de dessensibilização é super necessário se o seu cão já adquiriu uma fobia de barulhos, ou seja, ele continua com medo mesmo após o barulho ter parado há muito tempo.

Caso tenha dificuldades de lidar com a fobia de seu peludo, entre em contato e peça uma consulta comportamental.
thiago@equilibiroem4patas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...