segunda-feira, 18 de março de 2013

Gatos X Tocsoplasmose.


Leon
No post de hoje, vou falar de um assunto delicado para alguns veterinários e principalmente para os médicos, mas acho muito importante alertar, pois atendi uma família que queria se desfazer de um gato de estimação por conta de informações e mitos sobre a toxoplasmose.  

Semana passada atendi uma cliente que ficou grávida e devido à pressão da família e até do médico, ela acreditou no mito de que o gato dela poderia prejudicar sua gravidez.

Um dos médicos da minha cliente alertou para o risco da toxoplasmose e que segundo a própria cliente que desconhecia a doença, foi alertada a doar ou se desfazer do felino, pois ele representava um potencial perigo para a gravidez.

Nesse contexto, quero acreditar que minha cliente entendeu erroneamente o que o médico disse. Pois nestes anos todos que trabalho com gatos e após muitos anos de estudo, é mais que comprovado que menos de 1% das mulheres grávidas adquirem toxoplasmose transmitida por algum gato. E para isto acontecer, primeiro o gato precisa comer algum rato ou pássaro infectado, e ai este gato possivelmente estaria infectado. Já que todos os felinos são hospedeiros deste parasita e após isso, o dono precisa comer o coco do gato para contrair a doença. Ou seja, muito difícil isso acontecer.

É muito mais fácil a pessoa contrair toxoplasmose através da ingestão de água ou algum alimento infectado, como frutas ou verduras mal lavadas e pelo consumo de carne crua ou mal passada.

Se realmente quer evitar a toxoplasmose ou outras doenças infecciosas, lave sempre as mãos, cozinhe muito bem os alimentos, não de carne crua ao seu gato, limpe sempre a caixa de areia e principalmente se informe, leia e pesquise para saber exatamente o que é mito e o que é verdade. Os felinos são tão ou mais limpos que os humanos, portanto dificilmente vão transmitir toxoplasmose ao humano a não ser que você goste de comer as fezes dele!

Um comentário:

  1. Eu tenho 3 gato do banho amo amo amo nao acredito que eles vai transmitir doenca

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...