sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Enriquecimento ambiental


O ambiente em que você vive também está adaptado ao bem estar de seu animal de estimação?
 
Alguns clientes sempre me perguntam como oferecer um ambiente mais saudável e divertido para seus peludos, principalmente para aqueles cães e gatos que ficam muito tempo sozinhos e precisam ter algum tipo de interação no momento da ausência de seus donos.
 
Com essa necessidade, criamos uma consultoria voltada somente ao enriquecimento ambiental, ou seja, ajudaremos você a melhorar o ambiente de casa, de acordo com as suas necessidades e principalmente através do perfil do seu peludo e da rotina em que ambos vivem.
 
Além do passeio, um ambiente com atividades e interação é fundamental para que seu peludo não tenha estresse nem se sinta triste ou entediado de ficar “sem ter o que fazer”, ou fazendo coisas erradas.
 
Criar atividades para que eles possam gastar à parte física e mental é muito importante para seu bem estar.
 
Apesar de domesticados, os cães e gatos têm seus ancestrais os animais selvagens, por tanto, eles carregam instintos de caça, busca de alimento, disputa de território e muitas outras atividades que trabalham não somente o físico, mas também o mental deles. Com os animais domésticos é a mesma coisa, eles precisam de diversas interações para se sentirem bem e relaxados.
 
Costumo dizer que, o passeio bem planejado é a melhor ferramenta para deixar seu cão feliz, mas também um ambiente saudável com interações positivas fazem com que seu cão ou seu gato possa ter o equilíbrio ideal para uma convivência saudável e harmônica com todos em casa.
 
Através do passeio e do enriquecimento ambiental muitos distúrbios que os peludos apresentam por conta do estresse como latidos excessivos, destruição de móveis e objetos de casa, ansiedade de separação, medos, agressividades entre outros sintomas tendem a não aparecerem ou são facilmente corrigidos.
 
Claro que, com o tempo os animais enjoam de brinquedos e interações repetitivas, e a dica aqui é sempre proporcionar objetos e interações diferentes para seus peludos.
 
Essas interações vão desde brinquedos que estimulem exercícios físicos e mentais, e até interações como busca de alimentos escondidos ou que contenham algum grau de dificuldade para conquistá-lo.
 

Para os gatos por exemplo, arranhadores em lugares estratégicos, bolinhas diversas, brinquedo escondidos, petiscos em lugares escondidos ou um local alto para que ele possa descansar e olhar tudo a sua volta, já que felinos adoram observar locais do alto, são alguns exemplos do que você pode oferecer ao seu gato para que ele tenha bastante interação e conseqüentemente seja um animal mais tranqüilo e feliz e não um gato apático que dorme o tempo todo.
 
Já os cães, podem ter brinquedos que exijam deles algum esforço mental, como por exemplo os brinquedos de descobrir onde está o petisco, colocar alguns petiscos escondidos pela casa ou quintal para que ele trabalhe o faro, brinquedos que possam ser recheados com petiscos que eles gostem, dispor corretamente lugares como caminha, banheiro, comedouros, para que eles se sintam bem e confortáveis também, são alguns exemplos dos vários que podemos utilizar para deixar o ambiente mais rico e seu peludo mais saudavel e feliz.

Cada ambiente é um ambiente, assim como cada animal é um animal, as vezes certo tipo de brinquedo ou interação não funciona com seu peludo, por isso é importante observar e conhecer os costumes e gostos do seu animal para aí sim conseguir desenvolver a técnica e exercicios adequados a ele.

Entre em contato e peça uma consulta de enriquecimento ambiental, seu peludo vai gostar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...