terça-feira, 16 de abril de 2013

Como encontrar um bom treinador para o seu peludo!!


Olá pessoal, hoje vamos abordar um assunto diferente mas importante na sua relação com o seu animal de estimação: Como escolher um bom treinador para o seu peludo. Antes de mais nada e o mais importante, é que devemos levar em consideração, é que o treinador de cães, o bom treinador irá melhorar a sua relação com o seu cão ou gato e não somente "adestrá-lo".  

Tenha em mente que o trabalho do treinador só vai realmente funcionar, se o dono estiver realmente interessado em aprender e a mudar hábitos que levaram o seu peludo a agir de forma errada. Com essa percepção, a escolha do treinador fica mais fácil, pois você irá perceber que o bom treinador usará o dono como ferramenta de mudança: dele mesmo, do ambiente e consequentemente do animal. Tudo isso exige, tanto do treinador quanto do dono, um trabalho conjunto, para ajudar e consequentemente corrigir o mal comportamento do peludo. 

O bom treinador precisa ter paciência, sensibilidade, entender bem de comportamento animal e saber principalmente como passar seu conhecimento ao dono, afinal quem irá conduzir o peludo após o término do treinamento é o dono. 

Desconfie de treinadores que prometem receitas "milagrosas", como por exemplo corrigir todos os problemas do seu cão ou gato em 4 horas, um dia e etc. Isso não existe. 

O bom treinador e o bom treinamento, prepara o animal e o dono sem pressa, com exatidão nas necessidades do animal e do dono. O animal não é uma ferramenta que é formatada em poucas horas e entregue funcionando perfeitamente. O animal é um ser vivo, que também tem sentimentos como os humanos e também tem seus dias bons e ruins e vivem suas alegrias e seus traumas. Não existe receita pronta, o bom treinador irá conversar com o dono e avaliar o cão, a partir daí, saberá exatamente como ajudar a reequilibrar a relação entre dono e cão ou gato. 

É importante, que o treinador escolhido, esteja sempre se reciclando, lendo, fazendo cursos e aprendendo coisas novas, além de estar preparado para lidar com todas as situações de uma forma ampla e precisa, para que não haja erros na hora de dar o treinamento correto para o peludo e o seu dono. Então, faça perguntas sobre qual o método que o treinador usa e como ele faz para ensinar os peludos. Desconfie de treinadores que não tem interesse em treinar seu peludo junto com você e que não usem técnicas de reforço positivo por exemplo. 

Existem muitos treinadores que ensinam na base da intimidação e do medo, gerando traumas e sem corrigir o animal de uma forma eficaz e gentil. O bom treinador, irá ajudá-lo a ter uma ótima relação com seu cão ou gato e não apenas ficar ensinando seu peludo a fazer truques, por exemplo. 

Por fim, tenha em mente que não existe mágica, existe sim: treino, dedicação, estudo, técnica, paciência e principalmente amor pelo que se faz. Nada acontece de uma hora para outra. Ninguém corrige comportamentos como problemas de medos, ansiedades ou agressividades em um dia ou apenas algumas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...