sexta-feira, 5 de abril de 2013

Agressividade canina (Parte 1)

 
Me deparo com inúmeros casos de cães agressivos e toda vez me faço a mesma pergunta: Será que o dono do peludo tenta realmente descobrir o motivo da "agressividade" do seu cão?

Muitos motivos podem levar o cão a esse estado, mas digo com toda a certeza: A culpa da agressividade NÃO é do peludo.  

Uma das agressividades mais comuns que vejo, é a agressividade por dominância, ou seja, o dono "mima" tanto e dá um carinho tão exagerado ao peludo que ele esquece de impor limites e regras e a partir daí o peludo acha que pode fazer tudo o que quer, inclusive ser o dono do próprio dono. Afeto é muito bom e todo mundo gosta, porém afeto o tempo inteiro tornará o cão extremamente dominante e consequentemente com um nível de "agressividade" elevado.

Seja afetivo com seu cão, sem dúvida, mas imponha regras e limites para que ele entenda quem é o líder. Se o cão conseguir "manipular" o dono e conseguir tudo o que ele quer, ele entenderá que é o mais forte e sendo o mais forte, ele se torna o líder. Fique tranquilo, que você não irá ferir os sentimentos do seu cão mostrando liderança, apenas irá mostrar o que é permitido e o que não é, uma vez que você é o líder, você dita as regras!!

Outro tipo de agressividade que encontro é a agressividade por medo, esse tipo de agressividade é na minha opinião a mais perigosa, pois o cão geralmente acaba sendo imprevisível por justamente se sentir numa situação de perigo, de achar que será machucado ou coisa do tipo e acaba atacando o próprio dono ou qualquer outra pessoa ou outros animais.

Cães que geralmente ficam muito tempo sozinhos, presos em correntes, não passeiam constantemente, recebem pouco carinho ou atenção e apanham, tendem a ter esse tipo de agressividade.

Os cães vivem em matilhas, gostam de compartilhar momentos juntos e se sentem bem com isso. Nunca o prive de poder interagir com outros animais ou situações e principalmente nunca o deixe preso o tempo inteiro, pois assim ele desenvolverá essa agressividade que é muito difícil de recuperar, pois você terá que ter muita paciência, disposição e amor em recuperar a confiança e o respeito dele, para que ele volte a ficar feliz e equilibrado.

Portanto amigos, somos nós que ensinamos aos cães se eles serão sociáveis ou não, agressivos ou dóceis e não o cão. O cão, não tem culpa nenhuma de seu comportamento rude ou agressivo. A culpa é do humano que lida e educa ele. Independente se o cão é um pitbull ou um poodle, se ele for bem educado e socializado com regras, disciplina e amor, com certeza será um cão dócil e equilibrado.

Um bom passeio com seu cão é uma ótima oportunidade de mostrar liderança e estreitar ainda mais os laços com seu melhor amigo!!

Na proxima postagem, falaremos um pouco sobre as raças consideradas "agressivas" e o que aconteceu para que elas levassem essa fama. Não percam!!!

Caso você esteja enfrentando algum problema de comportamento com seu peludo, agende uma consulta conosco ou peça um treinamento para que ele fique bonzinho novamente.
thiago@equilibrioem4patas.com

Um comentário:

  1. Eu tenho um shih tzu de 2 meses e gostaria de saber como educar ele pra fazer as necessidades no tapetinho?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...