quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Peludos e o fim de ano!! (Medos e inseguranças, parte 1)

Fim de ano é a época das chuvas fortes, além também, de ser a época das festas de fim de ano, onde muitas pessoas soltam rojões e fogos de artificio para comemorar as datas festivas!!

Infelizmente, nossos amigos peludos sofrem muito nesse período, exatamente por conta dos diversos barulhos que ocorrem, provocando neles inúmeros distúrbios, como medos, inseguranças, ansiedades e outros comportamentos negativos. 

Faremos uma série de matérias sobre como podemos ajudar nossos peludos a enfrentar da melhor maneira esse período e também orientar os tutores sobre como se comportar nesses momentos!

A primeira coisa que sempre digo, pois acho uma das mais importante, é que o comportamento do tutor faz uma grande diferença nessas horas. Você sempre deve passar uma sensação de segurança e tranquilidade na hora em que seu peludo estiver com medo de algum barulho ou situação. Neste momento, atitudes como pegá-lo no colo, se agachar, fazer carinho por exemplo, podem significar para o animal que o tutor também está com medo, tornando a situação ainda mais complicada e reforçando o trauma dele. 

O ideal nessas horas é manter a postura, falar pouco e mostrar total segurança, diante a situação de medo do animal. Se o peludo quiser ficar próximo a você, toque o menos possível nele. Só o fato da sua presença perto dele, fará com que ele automaticamente se acalme. O melhor a fazer neste caso é tentar distrair seu peludo com coisas que ele goste de fazer. Isso, claro, vai variar de animal para animal. Mas o ideal é, trocar a sensação de pânico e temor por momentos de relaxamento. Pois assim, podemos criar associações positivas de um evento negativo. Ou seja, um barulho de fogos ou trovão por exemplo, podem trazer algumas atividades positivas que o peludo goste de fazer. Fazendo assim, que a insegurança e medo do animal, comecem a ser controladas e gradativamente diminuir. Mas cada peludo é um peludo e cada um tem seu tempo e sua forma de absorver tudo. Alguns levam mais tempo, outros, menos tempo para começarem a relaxar diante o barulho. Mas as pequenas atitudes e ajuda do tutor nessa hora, gradativamente farão com que o peludo comece a melhorar seu comportamento em relação aos medos de barulhos!!

Nossa próxima postagem, falará mais um pouco sobre traumas, técnicas, peludos que se escondem ou enfrentam o barulho e formas de ajudar o peludo a melhorar seus medos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...