segunda-feira, 17 de junho de 2013

Festas juninas e copa das confederações chegando. (Parte 2)



O Brasil ganhou a primeira partida contra o Japão e agora encara o México. As festas juninas começam a esquentar e a venda de fogos de artifício, bombas e rojões aumenta. Você e seu peludo estão preparados para todo esse barulho?

Sabia que músicas relaxantes também podem ajudar seu cão ou gato a aliviarem o medo dos barulhos? Mas nada de músicas agitadas, ok? Músicas com piano, violão e até mantras são ótimas para acalmar os peludos que estão com medo. A TV ligada também ajuda a distrair o peludo.  

Cuidado, se seu animal estiver preso na coleira em momentos que acontecem barulhos de fogos, reuniões de amigos para assistir ao jogo de Futebol ou algo que os assuste. Muitos animais acabam se enforcando, tentando fugir do barulho. Se precisar isolar o animal, coloque-o em algum cômodo da casa e faça um abrigo para que ele sinta-se seguro e tranquilo.

Essas sequências de dicas servem para minimizar a situação durante os barulhos, mas, o ideal é fazer com que seu peludo se acostume com eles e fique tranquilo, ou seja, o treinamento de dessensibilização é super necessário se o seu cão já adquiriu uma fobia de barulhos, ou seja, ele continua com medo mesmo após o barulho ter parado há muito tempo. O treino de dessensibilização nada mais é que associar esse barulho a algo positivo, como brincadeiras, atividades e usando coisas que ele goste de fazer. A idéia do treinamento é justamente expor o animal, gradativamente ao barulho para que ele vá acostumando e enquanto isso, atividades prazerosas são feitas enquanto ele é exposto, fazendo assim com que ele não tenha mais medo do barulho. 

Não é um trabalho fácil e tampouco pode ter resultado de 100%, tudo vai depender do grau de fobia e de como ele é exposto a esse trauma no ambiente em que vive. Em alguns casos, a ajuda de medicamentos como a homeopatia pode ser útil, porém, antes é necessário uma consulta com seu veterinário de confiança, para saber se seu peludo pode ou não fazer uso de tais medicamentos. Nunca medique seu peludo sem orientação veterinária. E nunca tente dessensibilizar seu peludo sem orientação de um consultor comportamental, pois caso algo seja feito errado, o animal pode ter mais traumas.

Perdeu a primeira parte da matéria? abaixo segue o link:
http://equilibrioem4patas.blogspot.com.br/2013/06/muitos-doces-quentao-dancas-fogueiras.html

Caso tenha dificuldades de lidar com a fobia de seu peludo, entre em contato e peça uma consulta comportamental.
thiago@equilibiroem4patas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...