Olá pessoal,
Muitas pessoas me procuram pedindo ajuda em relação ao comportamento de animais adotados em abrigos ou de ruas. Muitos não sabem como lidar com os peludos após alguns dias ou semanas que foram adotados. E algumas dessas pessoas acabam que por devolver o animal ao abrigo ou a própria rua onde recolheu, alegando não saber do comportamento dele ou que não sabem como cuidar e até porque ele comeu o sofá, mordeu alguém ou fez suas necessidades em local errado.
Primeiro, precisamos entender que, a maioria desses animais estavam em abrigos pois foram abandonados pelos seus antigos donos, fugiram de suas casas, ou até mesmo sofreram algum tipo de violência e por conta disso, adotar é um ato de extrema responsabilidade, pois o adotante está prestes a mudar a vida de um animal de abrigo e conseqüentemente de mudar a sua própria vida também. isso também vale para um animal recolhido na rua que não passou por um abrigo e foi direto para a casa de um adotante. Lembrando que a maioria desses peludos possuem traumas antigos e precisam de muita paciência e amor do novo dono.
Quando pensamos em adotar um peludo, seja ele cão ou gato, temos que pensar na nossa rotina diária, ou seja, quanto tempo poderemos dispor para dar atenção e os cuidados necessários que esses animais realmente merecem, principalmente por virem de um abrigo, ruas ou CCZ.
Antes de qualquer coisa, se você quiser adotar um peludo de algum abrigo, ruas ou CCZ, precisará avaliar se tem condições e preparo para cuidar dele. Lembre-se também que eles tem necessidades fisiológicas e precisarão ser ensinados a fazerem suas necessidades no local correto. Principalmente os cães. Paciência, dedicação e amor é a chave para um bom relacionamento entre ambos. Independente da raça e idade, todos os animais podem ser ensinados.
Nossa próxima postagem, daremos dicas que com certeza ajudarão na escolha da adoção do peludo certo para você, sua familia e seu estilo de vida. Não perca. ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário