Pesquisadores de alguns países como o Japão afirmam que, cães são capazes de detectar câncer, através do faro.
Segundo os pesquisadores da Universidade Kyushu no Japão, a biologia do tumor possui um cheiro característico, que cães conseguem farejar e vários estudos já usaram os peludos para detectar os vários tipos de câncer como o de pele, bexiga, ovário, mamas e pulmão, mesmo em sua fase inicial de doença.
Em um dos estudos, um cão labrador conseguiu farejar um câncer de intestino através do cheiro do hálito e através de amostras de fezes do paciente.
Na pesquisa, apresentaram cinco amostras ao labrador, da quais, uma era de um paciente com câncer e as outras quatro eram de pessoas saudáveis. Nos testes com as amostras de fezes, o peludo detectou a amostra com câncer em 37 das 38 vezes. Com as amostras de hálito, o labrador detectou o câncer em 33 das 36 vezes.
Os mesmos pesquisadores disseram que seria muito difícil usar cães nos testes para detectar câncer e para introduzi-los na prática clínica por conta do custo e tempo de treino. Mas que esse estudo poderia levar ao desenvolvimento de sensores eletrônicos no futuro.
Claro que, através desses estudos, os pesquisadores tentarão desenvolver técnicas similares ao faro canino para conseguirem detectar com mais rapidez e precisão, doenças como o câncer, sem a utilização dos cães. Mas fica evidente como o faro dos cães é apurado e desenvolvido o bastante para detectarem até doenças como o câncer.
Gostei muito da matéria que lí, pois sou uma verdadeira apaixonada por animais.Principalmente cães. desde a minha infãncia vivi rodeada de cães e gatos pois meus pais sempre criaram. E não era pouco não! ví cachorra parindo e ficava olhando em baixo da cama até nascer o último e dava nome a todos. meus filhos também foram criados acompanhados sempre de cães e gatos. Já até amamentei um cachorrinho junto com meu filho. a mãe do cãozinho faleceu após parí e pra ele não morrer, eu criei no seio. o nome dele era BALA.
ResponderExcluir