terça-feira, 24 de maio de 2011

Festa de adoção no CCZ de São Paulo

Olá pessoal.

Essa é uma ótima oportunidade para quem quer adotar um peludo canino ou felino no CCZ de São Paulo.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Faro dos cães pode detectar doenças.


Pesquisadores de alguns países como o Japão afirmam que, cães são capazes de detectar câncer, através do faro.

Segundo os pesquisadores da Universidade Kyushu no Japão, a biologia do tumor possui um cheiro característico, que cães conseguem farejar e vários estudos já usaram os peludos para detectar os vários tipos de câncer como o de pele, bexiga, ovário, mamas e pulmão, mesmo em sua fase inicial de doença.

Em um dos estudos, um cão labrador conseguiu farejar um câncer de intestino através do cheiro do hálito e através de amostras de fezes do paciente.

Na pesquisa, apresentaram cinco amostras ao labrador, da quais, uma era de um paciente com câncer e as outras quatro eram de pessoas saudáveis. Nos testes com as amostras de fezes, o peludo detectou a amostra com câncer em 37 das 38 vezes. Com as amostras de hálito, o labrador detectou o câncer em 33 das 36 vezes.

Os mesmos pesquisadores disseram que seria muito difícil usar cães nos testes para detectar câncer e para introduzi-los na prática clínica por conta do custo e tempo de treino. Mas que esse estudo poderia levar ao desenvolvimento de sensores eletrônicos no futuro.

Claro que, através desses estudos, os pesquisadores tentarão desenvolver técnicas similares ao faro canino para conseguirem detectar com mais rapidez e precisão, doenças como o câncer, sem a utilização dos cães. Mas fica evidente como o faro dos cães é apurado e desenvolvido o bastante para detectarem até doenças como o câncer.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ótimos farejadores!!

O olfato dos cães é extremamente apurado, infinitamente mais sensível que o dos humanos. O olfato é tão importante que, após 5 minutos do nascimento do cão, mesmo com os olhos e ouvidos ainda fechados, eles conseguem através do faro, identificar as tetas da mãe.

Os ouvidos se abrem depois de alguns dias, e só depois de 10 a 12 dias os olhos se abrem. Por conta disso, o olfato é o sentido mais importante para os cães e eles são muito usados em trabalhos como achar drogas, bombas, pessoas soterradas e até farejar vazamentos de gás.

Mas porque o olfato dos cães é tão desenvolvido?

As membranas nasais dos cães são muito maiores que dos humanos, fazendo com que a quantidade de células dos receptores nasais também aumentem e por isso os peludos tem uma sensibilidade olfativa infinitamente maior e melhor que a nossa.

Alguns cientistas defendem a tese de que, quanto maior o focinho, maior será sua capacidade olfativa. Por isso são usados mais pastores alemães do que outros cães de focinhos menores, em trabalhos de resgate por exemplo.

Os peludos também possuem narinas móveis, o que ajuda na capacidade de identificação dos odores.

E por falar em odores, são eles que influenciam diretamente na fisiologia e no comportamento dos cães. Quando seu peludo levanta a cabeça e fareja, ele para sua atividade respiratória e capta a informação que está recebendo. Em seguida, esse odor novo vai para o cérebro e é guardado na memória. Graças a isso, os peludos reconhecem lugares e pessoas, pois grande parte de seu cérebro é voltado para identificação dos odores.

Os cães se reconhecem pelo cheiro, através da urina ou das glândulas anais. Esses odores variam de animal para animal e servem para informar tudo sobre o outro peludo, ou seja: saúde, idade e até aspectos de hierarquia são informados tanto na urina quanto nas glândulas anais.

Por isso, cães medrosos ou inseguros costumam colocar o rabo entre as pernas, para “esconder” suas informações dentro da matilha.

Mas o cheiro não serve só para os cães se identificarem. Servem também para que os peludos saibam como os outros peludos estão, e por onde andaram.

Por isso o olfato dos cães é tão apurado e importante para sua sobrevivência.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...