Ontem, atendi um cão boxer que adora pular nas pessoas. A dona do peludo já não sabia mais o que fazer para que Sultão parasse com isso, então expliquei para ela que, geralmente aumentamos esse problema porque tentamos corrigir o cão da maneira errada.
Em geral, os cães aprendem que, pular nas pessoas é a melhor maneira para conseguir atenção do dono, ou seja, os donos ficam lá dando broncas e mais broncas no peludo para que ele pare de pular e não percebem que, quando damos bronca, também damos a atenção desejada.
Outra coisa que acontece muito é que incentivamos esse ato, principalmente quando o peludo é filhote.
Pular nas pessoas pode ser uma demonstração de afeto por parte do cão, mas também pode ser uma demonstração de dominância.
Para corrigir esse problema você deve simplesmente ignorar seu cão!! Isso mesmo....
Quando você chegar em casa e seu cão começar a pular em você, não de atenção a ele. Só de atenção quando ele parar de pular e estiver no chão, calmo.
Estimule seu cão a pular em você para treinar o exercício. Repita isso algumas vezes até ele entender que pular é errado. Sempre o recompense quando estiver no chão e calmo.
Uma outra maneira de corrigir esse problema é segurar as patas da frente quando ele pular em você. Segure com firmeza, mas sem apertar e ande na direção dele. Ele se sentirá desconfortável. Não fale nada e nem o olhe, em seguida coloque as patas do peludo no chão e diga um sonoro NÃO. Assim ele entenderá que pular é errado e não fará mais isso.
Não esqueça, sempre o recompense quando ele não pular em você.
Os peludos também podem ser ensinados a pular sob comando. Ou seja, a pular somente quando você quiser. Mas para isso é ideal que ele aprenda primeiro que não deve pular.
Na minha casa também tinha esse problema... Minha cachorra pulava muito nas pessoas daqui de casa. Depois que apliquei as técnicas encontradas neste curso http://bit.ly/cursoadestrarcaes não tivemos mais problemas. Esse curso é ótimo, recomendo viu! :) :)
ResponderExcluir