A musicoterapia nada mais é que a utilização da música ou de seus elementos (melodia, som, ritmo e harmonia), com o objetivo de estabelecer mudanças positivas físicas, sociais e mentais em seres com problemas de saúde ou de comportamento. É comprovado cientificamente a eficácia da música para fins terapêuticos, tanto para pessoas como para animais.
Muitas universidades de vários países estudam os efeitos da música nos animais. Segundo pesquisadores da Universidade do Canadá, cães que foram submetidos a sessões de música, são mais dóceis e mais alegres do que os demais.
Na Inglaterra, a musicoterapia para animais é muito bem aplicada e difundida.
Muitos estudiosos dizem que a música pode provocar efeitos positivos em animais e humanos, como por exemplo: Relaxamento, redução do stress, equilíbrio do sistema cardio-circulatório, dentre outros.
Mas não é qualquer tipo de música que traz paz e tranqüilidade para seus peludos. Se for usar esse método de relaxamento, utilize somente músicas clássicas ou instrumentais, com ritmos calmos, sem batidas fortes ou vibrações intensas. Nada de funk, axé ou semelhante.
No trabalho de musicoterapia que desenvolvo, gosto muito de utilizar mantras, que são melodias tranqüilas, com dizeres curtos e repetidos, também uma excelente opção para o seu cão.
Hoje, encontramos vários CDs de musicoterapia indicada para animais, mas se preferir, faça você mesmo sua seleção, ouça e relaxe com seu peludo.
Quer entender mais sobre musicoterapia ou fazer uma seção de relaxamento com seu peludo? Entre em contato e peça uma consulta comportamental.
www.equilibrioem4patas.com
Oi!
ResponderExcluirTive uma labradora muito querida , a Polly,
que gostava muito quando eu tocava piano. O
som das músicas clássicas a atraía e ela ficava
quietinha deitada ao lado do piano até eu encerrar o recital particular!
Claudia
Oi Claudia,
ResponderExcluirMuito legal essa sua vivência com a Polly. Musicoterapia vinda direto do talento do dono.
Excelente exercício de relaxamento e interação para ambos.