terça-feira, 28 de junho de 2016

Entendendo seu peludo!!

O que pode ser simples aos nossos olhos, pode ser muito complexo e difícil para os peludos!! Entenda-o, se quiser ajudá-lo. Nenhum comportamento é em vão. Tudo tem um significado e um motivo. Seja paciente, calmo, companheiro e amigo! Nada do que ele faz é sem sentido. E cada ação dele, apenas reflete situações que ele já viveu, vive, ou deixa de viver, em um ambiente ou com seus tutores e pessoas diversas que ele já interagiu ou interage!! Perceba as coisas através do mundo dele. 
Esse é o segredo de se reabilitar e corrigir o comportamento inadequado de um animal! 

Se estiver tendo dificuldades para manter um convívio saudável com seu peludo, ou você não consegue entendê-lo de uma forma mais assertiva, entre em contato conosco, peça uma consulta comportamental e aprenda sobre linguagem e comportamento animal!

Thiago Sanchez
Consultor Comportamental de Animais

Tel-Whatsapp: 11-9-7046-5156
E-mail:equilibrio.4patas@gmail.com

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Felinos inteligentes!!!


Os gatos são animais extremamente inteligentes, possuem uma boa noção de espaço, aprendem por observação e possuem ótima memória.


Ao contrário do que muita gente pensa, não é porque a maioria dos felinos não obedecem a ordens que eles não sejam inteligentes. Obedecer também não é necessariamente um sinal de inteligência. 

Diferentemente dos cães, os gatos são mais solitários e, durante sua evolução, nunca dependeram de outros animais para caçarem por exemplo. Isso fez com que os felinos se tornassem totalmente independentes. E por conta disso, mesmo hoje, os gatos domesticados dificilmente se submetem a ordens ou comandos. 

Da mesma maneira que o cão, a inteligência do gato também vai depender do ambiente, da alimentação, saúde, bem estar, socialização, manejo e o quanto eles serão estimulados a desafios, brincadeiras e atividades físicas  e mentais.

Mas, não queira que o gato faça as mesmas coisas que o cão, pois cada espécie possui uma característica e comportamentos diferentes. O gato não se submete a ordens e não tem interesse direto em ser "adestrado" ou ensinado, por exemplo. Diferentemente dos cães que são bem mais maleáveis nesse caso.

Para ensinar um felino, antes de qualquer coisa, você vai precisar entender o que o motiva positivamente e a após isso, identificar seus receios, temores e o que fará ele talvez não ter estímulos para prestar atenção em você!! Parece difícil num primeiro momento, mas, quando você entende o que motiva o felino, as coisas ficam mais fáceis!!

Existem animais que conseguem aprender mais rapidamente que outros. O importante é identificar justamente o que estimula seu peludo felino e trabalhar em cima disso.

Um teste legal que sempre faço para estimular e identificar o nível de inteligencia de um peludo é pegar um objeto, (uma bolinha, por exemplo) e passá-la por trás de uma caixa de papelão. A maioria dos gatos consegue entender que a bolinha se deslocará por trás da caixa e irá aparecer do outro lado, pois geralmente eles irão olhar para o ponto de onde a bolinha aparecerá. A partir disso, começo uma série de exercícios e situações para estimula-lo e ajuda-lo em outras situações como superação de medos e inseguranças por exemplo. ;)

Também faço esse teste com muitos cães, porém, eles não se dão muito bem. A maioria deles ficam olhando somente para o ponto de onde a bolinha desapareceu.  hehe

Se estiver tendo problemas para entender seu peludo, entre em contato e peça uma consulta comportamental.
E-mail: equilibrio.4patas@gmail.com
Tel-Whatsapp: (11) 9-7046-5156
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...