segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Tornando seu peludo mais inteligente!! (Parte 2)


Como vimos na primeira parte da matéria sobre expandir a inteligência do seu peludo, você deve proporcionar e oferecer a ele, situações e experiências que ele possa aprender algo positivo com elas e a partir disso, seu peludo naturalmente expandirá sua percepção, inteligência e será muito mais forte mentalmente, tranquilo e sofrerá pouco com situações de estresse.

O fundamental nesse processo de expansão da inteligência de uma forma positiva é exatamente colocar seus peludos em situações e lugares novos de forma que ele tenha acesso a objetos manipuláveis, interações, dar a chance dele desenvolver seu raciocínio lógico em resolução de problemas e situações diversas. 

Esse tipo de resposta ao seu peludo, além de dar mais inteligência, fará com que ele tenha menos insegurança, medos e consequentemente que ele seja um animal muito mais equilibrado e longe de sentimentos  de fraqueza ou dependência, por exemplo.

Por tanto, para manter um cão cada vez mais esperto, mantenha a mente dele sempre ativa. Passeios diários por lugares diferentes e novos são coisas simples e que proporcionam a ele inúmeras situações e vivências que farão a mente dele ficar sempre ativa.

Lembre-se sempre de recompensar seu cão quando ele descobre algo novo, ou aprende a resolver alguma situação ou problema, isso fará com que ele sempre fique motivado e disposto a querer sempre mais. As recompensas podem ser com petiscos, carinho, brinquedos ou com algum tipo de brincadeira que seu peludo mais gosta de fazer com você.
Todo cão, independente da idade ou do sexo está disposto a aprender e eles gostam disso. Não existe cão preguiçoso ou burro, o que existe é um humano que não está disposto a interagir corretamente com seu peludo para deixá-lo mentalmente mais feliz e equilibrado.

E o mais importante: Enriqueça o seu ambiente para que seu peludo possa ter a oportunidade de interagir.

Principalmente se o peludo vive no quintal de sua casa. Se você quer um cão mentalmente ativo, saudável, esperto e feliz, vá brincar com ele, leve-o para passear todos os dias, transforme o quintal e uma área de entretenimento e diversão para que seu peludo seja feliz.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Tornando seu peludo mais inteligente!! (Parte 1)


Um cliente me fez uma pergunta bastante interessante e transformei isso numa matéria para o blog.

Ele havia me perguntando se teria como expandir a inteligência do seu cão, ou seja, torná-lo mais esperto.  

Todos os cães, sem exceção, possuem inteligência, não existe cão burro. O que existe são raças mais interessadas e dispostas ao aprendizado e outras menos. Isso também vale para os peludos SRD (sem raça definida). Quando digo aprendizado, não digo somente em treino ou adestramento induzido por um humano. E sim, também, o quanto um cão pode observar uma determinada situação e aprender com ela. Lembrando que os cães aprendem bastante por observação.

Para tornar seu cão mais inteligente, você deve proporcionar e oferecer a ele, situações e experiências que ele possa aprender algo positivo com elas e a partir disso, seu peludo naturalmente expandirá sua percepção, inteligência e será muito mais forte mentalmente, tranquilo e sofrerá pouco com situações de estresse.

A visão mais clara que posso passar sobre expansão de inteligência é quando treino um cão que vive em ambiente doméstico dentro de casa e quando treino um cão que vive em um ambiente doméstico fora de casa, num quintal, por exemplo.

Os peludos que estão dentro de casa recebendo interações diárias dos humanos, saindo para passear e brincando de diversas formas com pessoas ou outros animais conseguem aprender, desenvolver e praticar sua inteligência com muito mais facilidade do que um cão que vive num quintal, longe de interações, passeios ou contato com pessoas ou outros animais.

Fato é, animais que crescem em ambientes de interações positivas, novas e constantes, são muito mais saudáveis, espertos e felizes do que peludos que vivem sem tais interações.

Independente se seu peludo é filhote, adulto ou velhinho, o poder de inteligência e expansão cerebral é determinado pelo nível de atividades que é oferecida a esse peludo. Então, um peludo velhinho pode e tem sim, mais chances de expandir seu cérebro se receber estímulos positivos e uma carga de atividades mentais diárias, por exemplo.

Na segunda parte da matéria, iremos falar sobre o que podemos fazer para que nossos peludos sejam mais inteligentes e consequentemente mais equilibrados e felizes. Não perca!! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...