segunda-feira, 25 de maio de 2015

Escovando seu peludo!!

Lisa
Poucas pessoas se dão conta disso, mas o fato de escovar o pelo de seu cão ou gato, pode evitar algumas doenças e ainda melhorar o seu relacionamento com ele. 

Além disso, a escovação pode proporcionar momentos de relaxamento para seu peludo e até diminuir muitos sintomas comportamentais como o estresse, por conta do peludo ficar muito tempo sozinho por exemplo.  

A escovação além de ser extremamente importante do ponto de vista de saúde, serve também de massagem, pois muitos peludos acabam relaxando nessa hora, o que auxilia muito no controle emocional de seu cão ou gato e ainda ajuda bastante no relacionamento entre você e seu peludo, já que existe um contato direto entre ambos e a troca de energia nesse momento precisa ser a mais tranquila e positiva possível. 

Se você tem um cão ou um gato de pelo longo, é importante escova-lo todos os dias, pelo menos de 15 a 20 minutos, com uma rasqueadeira de metal.  

Caso você tenha um cão ou gato de pelo curto, uma rasqueadeira de borracha é o ideal e ele pode ser escovado pelo menos duas vezes por semana por uns 15 minutos. 

Se seu peludo nunca foi escovado, procure apresentar a rasqueadeira a ele, da forma mais tranquila e positiva possível, ou seja, não passe o objeto nele sem que seu peludo tenha o examinado antes. O melhor a fazer é associar o objeto a coisas boas, como carinho e brincadeiras. Conforme ele for relaxando você pode ir passando a rasqueadeira delicadamente no dorso (nas costas) dele por exemplo.  

Tenha sempre em mente que, a escovação pode proporcionar relaxamento para ambos e com certeza irá melhorar e muito sua relação com seu melhor amigo. 

Caso seu cão ou gato não aceite a escovação, tem medo da rasqueadeira ou até mesmo você precise de aulas para uma melhor relação com ele, entre em contato conosco e peça uma consulta comportamental:
e-mail: equilibrio.4patas@gmail.com
tel/whatsapp: 11-9-7046-5156

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Energia física X Energia mental!!

Você conhece bem o comportamento do seu peludo? Ele tem mais energia física ou mental? Ou tem as duas energias igualmente definidas?

Alguns peludos tem mais energia mental que física, ou seja, sua parte cerebral é mais ativa e faz com que ele queira sempre fazer alguma coisa envolvendo a capacidade mental. Outros peludos no entanto, são os carinhas que curtem mais correr, passear por longos períodos e fazer atividades que envolvam mais a parte física!! 

Se você não sabe como fazer seu peludo parar de bagunçar ou com que ele fique mais calmo e tranquilo, entenda qual tipo de energia é mais predominante nele e ofereça exercícios e atividades relacionadas ao seu temperamento!!

Obs: Energia mental: É aquela em que o peludo pensa e elabora estratégia para resolver. Como por exemplo, tirar uma bolinha de determinado local ou conseguir comer algum petisco preso em algum recipiente. 

Energia física: Atividades em que o peludo usa mais a parte física, como correr atrás de outros peludos, brincar com bolinhas e etc. Tanto para cães, quanto para gatos. :)


Se estiver tendo dificuldades para entender seu peludo canino ou felino, entre em contato e peça uma consulta comportamental.


Tel/Whatsapp: 11-9-7046-5156
E-mail: equilibrio.4patas@gmail.com

terça-feira, 5 de maio de 2015

Cuidados com o frio!!!

Olá pessoal,

Inverno se aproximando, a temperatura já começa cair e o frio começa a ficar mais intenso. Com isso, não só os humanos, mas os animais também sofrem com o frio. Os cães e gatos que mais sofrem são os de pelagem curta.

As dicas abaixo parecem simples e obvias, mas muitos tutores esquecem alguns comportamentos básicos para aliviar o frio e o incomodo dos peludos nessa época. Então, é sempre interessante reforçar essas dicas que podem ajudar seu peludo a se protegerem do frio.   

Procure evitar dar banhos em dias de muito frio, ou diminua a freqüência de banhos nesses dias.

Roupinhas podem ser usadas desde que o animal aceite. Existem cães que não gostam. 

Então, para não criar um estresse no peludo, coloque somente se for necessário e o animal permitir. E não se esqueça de trocar sempre essas roupinhas, pois o acumulo de sujeiras podem trazer riscos à saúde dos animais como ácaros, bactérias e alergias.

Os felinos por sua vez não gostam de usar essas roupinhas, portanto, evite colocá-las neles.

Se você tiver um peludo que fique no quintal de casa, ele precisará de uma casinha bem quente e aconchegante. Procure colocar essa casinha de uma forma que o vento frio não bata direto na entrada dela, ou seja, não deixe a porta da casinha de frente para o vento. O ideal seria coloca-la de frente para a parede.

Disponha para seu peludo também um cobertor para que ele não tenha contato com o piso frio da casinha.

Os peludos que ficam dentro de casa também precisam de atenção nesse sentido. Nunca deixe seu animal dormir no chão frio, ou em lugares em que tenha correntes de vento. Forneça cobertores ou mantas para mante-los aquecidos, principalmente a noite.

Sempre lembrando que a temperatura normal de um cão ou gato é de 38º graus.

Se estiver tendo dificuldades para ambientar seu peludo ou entender seu comportamento, entre em contato e peça uma consulta comportamental.

tel/whatsapp: 11-9-7046-5156
E-mail: equilibrio.4patas@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...