segunda-feira, 27 de abril de 2015

Seja paciente com seu peludo!!

Para ter sucesso em um treinamento com seu peludo, o mais importante é ter paciência. Ou seja, de nada adianta querer resolver logo o problema se você desconhece a origem dele.  

Sua ansiedade, além de atrapalhar o treinamento, também faz com que o peludo fique ansioso, além de não resolver o mau comportamento ou o trauma dele. Pois, uma pessoa ansiosa quer dizer uma pessoa sem muita paciência. 

Se o peludo tem algum problema comportamental há alguns meses ou até anos, não é em apenas algumas horas, um dia ou uma aula que o peludo vai melhorar. Existe todo um processo de treinamento e psicologia canina ou felina para entender as reais necessidades dos peludos e qual a metodologia que será utilizada durante o treino . Pois também nesse treinamento quem aprende não é somente o animal, mas também o tutor dele.

As soluções rápidas e "milagrosos" dos programas da TV, são para entreter as pessoas. Nem toda técnica serve para todos os peludos ou o mau comportamento é apenas corrigido em poucas horas ou alguns dias. Tudo requer observação, treino, paciência e constância.

Isso também vale para os peludos filhotes que ainda não possuem nenhum comportamento indesejado, grave. Mas necessitam de treinos, disciplinas e regras para serem peludos equilibrados. Já que nós humanos mimamos mais do que damos limites e regras, tornando assim um cão ou um gato sem limites de obediência e liderança.

Então, tenha paciência com seu peludo. Se ele não consegue entender o que você está pedindo, é porque você não está sabendo ensinar ou educar!! 

Caso esteja enfrentando algum problema com seu peludo, entre em contato com a gente e peça uma consulta comportamental.

tel/Whatsapp: 9-70465156
e-mail: equilibrio.4patas@gmail.com
skype: equilibrio.em.4.patas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Peludos e seus latidos!!

Muitas pessoas reclamam e tentam coibir de todas as formas, os latidos dos seus peludos,  mas poucas pessoas realmente se preocupam em tentar entender o motivo pelo qual o peludo late. 

Latir é uma forma de comunicação e expressão dos cães. Ou seja, latindo, o peludo pode estar demonstrando preocupação por um possível invasor ou estranho tentando entrar em seu ambiente. Pode estar dizendo que está com medo de determinada situação, como também pode estar dizendo que está feliz, estressado, ansioso, bravo, sozinho e etc. Ou seja, o peludo está chamando a atenção do líder da matilha para mostrar o que está acontecendo. Dessa maneira, dá para entender como o latido é uma das ferramentas mais importante para a comunicação dos cães. Entre eles mesmos e também com os humanos. Muitos tutores querem simplesmente impedir que os peludos latam sem ao menos entenderem o  motivo do latido. 

Nenhum cão late por nada. Algo ele quer dizer com isso. Não adianta ficar bravo com ele, brigar ou perder a paciência. Se você não sabe a origem dos latidos, de nada vai adiantar qualquer tipo de correção.  Para resolver qualquer problema de comportamento do seu peludo, é preciso entender a origem dele e aí sim, você terá uma ferramenta para educa-lo. Métodos como tirar as cordas vocais, usar coleira de choque, dar sustos, bater ou usar técnicas de afrontamento, além de ser maus tratos e uma covardia com o peludo, não o educa e nem o corrige. Apenas o deixa mais inseguro e sem entender o motivo real dele estar sendo punido. 

Muitos nem imaginam, mas algumas atitudes dos próprios tutores reforçam e fazem com que o peludo lata ainda mais. Por exemplo, dar alguma coisa ao peludo logo após ele latir (petiscos, carinho), é uma recompensa e ele entenderá que isso está correto e dá próxima vez fará com mais ênfase. Ou então, não tomar a liderança quando seu peludo avisa sobre algo, ou seja, verificar onde e porque ele está latindo. Se seu peludo começou a latir, verifique o que está acontecendo. Isso já fará com que ele se acalme. Se for um latido por algo desnecessário, como um barulho de elevador ou de carro, verifique o barulho, afaste ele da porta, janela ou portão, peça para ficar tranquilo e calmo e em seguida recompense. A recompensa é dada quando o peludo obedece ao seu comando e não o contrário!!

A mesma intenção vale se você quer que seu peludo lata. Ou seja, incentive e recompense toda vez que ele latir e você terá um peludo bastante comunicativo nesse sentido.

Quer entender seu cão?  Observe-o. Entenda a linguagem dele. Os motivos para ele latir e o que ele quer dizer com isso. Tenha respeito, paciência, assertividade, liderança e amor.

Qualquer problema de comportamento pode ser resolvido ou minimizado. Basta apenas entender o que o peludo está sentindo.

Se estiver tendo dificuldades para entender seu peludo canino ou felino, entre em contato e agende uma consulta comportamental.
equilibrio.4patas@gmail.com
9-7046-5156

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Caixa de areia!!

Felinos são animais extremamente limpos, higiênicos, sensíveis e seletivos!!
Por isso, é muito importante manter sua saúde e bem estar, sempre em primeiro lugar!!

Muitos tutores nem imaginam, mas as caixas de areia não servem somente para os peludos como banheiro, mas possuem também um papel essencial no bem estar físico e mental dele. As caixas de areia devem ser limpas todos os dias, pelo menos duas vezes. E é sempre muito importante ter uma caixa a mais para o número de gatos no ambiente. Ou seja, se você tem dois gatos em casa, o ideal é ter 3 caixas de areia e assim por diante. Isso vale também para o tamanho do seu ambiente. Um ambiente grande requer mais caixa de areia e um pequeno, menos, mas precisa ser bem dimensionado para o bem estar do felino!!

Já resolvi problemas de estresse de peludo felinos, apenas observando que sua caixa de areia estava mega suja, era pequena e ainda ficava perto de onde o peludo se alimentava.

Os gatos são predadores, mas também são presas, por isso, a importância que eles dão em enterrar suas fezes. Pois dessa maneira, eles evitam chamar a atenção de predadores e até possíveis rivais de território.

Alguns comportamentos como necessidades fora da caixa, podem ter relação com a limpeza dela. Os felinos odeiam fazer suas necessidades em locais sujos, ou com um grande número de fezes enterradas. 

Isso pode gerar estresse, tristeza e até agressividade neles!!

É importante também trocar toda a areia pelo menos uma vez por semana. Pois a urina que não é retirada totalmente na limpeza da caixa, se mistura com a areia limpa e provoca, mau cheiro, atrai moscas e o peludo não se sente mais a vontade em fazer suas necessidades ali!!

Mantenha a caixa de areia longe de onde os peludos comem e bebem água. Isso pode inibir uma ação de outra. Ou seja, muitos peludos não comem por causa da caixa de areia perto, enquanto outros não fazem suas necessidades enquanto a caixa de areia estiver por ali.

E finalmente, coloque a caixinha de areia em um local seguro e tranquilo. Lugares movimentados e muito abertos, inibem os felinos de se sentirem seguros para fazerem suas necessidades!!

Por tanto, fique atento a limpeza, tamanho, higienização e localidade das caixas de areia dos peludos. 

Isso faz uma grande diferença no bem estar deles!!

Se estiver com dificuldades para entender seu peludo felino, entre em contato e agende uma consulta comportamental. :)
9-7046-5156
equilibrio.4patas@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...