segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Protegendo seu peludo de fogos de artificio!! (Parte 2)

Na postagem de hoje, vamos mostrar como algumas coisas simples podem ajudar nossos peludos a ficarem mais relaxados e menos tensos na hora de fogos e outros barulhos fortes.

Antes de qualquer situação de risco como dias de jogos, festas, comemorações e etc, prepare o seu ambiente e forneça áreas para seu peludo ficar em segurança.  

Feche bem janelas, portas ou lugares em que seu peludo possa escapar, pois quando estão com muito medo, o desespero faz com que alguns peludos fujam para longe do barulho, por isso é importante que ele tenha uma plaquinha de identificação com nome e telefone, isso é muito útil no caso de fuga.

Crie um “abrigo” em que seu animal sinta-se em segurança. De preferência dentro de sua casa, caso ele for do tipo que se esconde.

Outra coisa que pode ajudar nesse momento é colocar algodão nos ouvidos deles. O algodão não vai tirar o medo deles, mas pelo menos irá diminuir a intensidade dos barulhos em seu ouvido e diminuirá a sensação de pavor.

Músicas relaxantes também podem ajudar seu cão ou gato a aliviar o medo mas nada de músicas agitadas, ok? Músicas com piano, violão e até mantras são ótimas para acalmar os peludos que estão com medo. A TV ligada também ajuda a distrair o peludo.

Cuidado, se seu animal estiver preso na coleira em momentos que acontecem barulhos de fogos, trovões ou algo que os assuste. Muitos animais acabam se enforcando, tentando fugir do barulho. Se precisar isolar o animal, coloque-o em algum cômodo da casa e faça um abrigo para que ele sinta-se seguro e tranquilo.

Se seu peludo corre de encontro ao barulho, ou seja, saí latindo para todo o lado, o mais importante é tirar o foco dele. NÃO toque no seu animal quando ele estiver tenso, irritado ou com medo, pois isso pode e reforça a insegurança dele. Quando seu peludo sair latindo, chame a atenção dele e aja como se esse barulho não tivesse o menor problema. Lembre-se sempre que a postura do líder definirá se a matilha entrará em pânico ou não. Conforme os barulhos estiverem acontecendo, interaja com seu peludo, chamando-o para alguma atividade que ele goste de fazer para que seu foco mude e seu estado mental passe de tenso para relaxado.

Essas dicas servem para minimizar a situação durante os barulhos, mas, o ideal é fazer com que seu peludo se acostume com eles e fique tranquilo, ou seja, o treinamento de dessensibilização é super necessário se o seu cão já adquiriu uma fobia de barulhos, ou seja, ele continua com medo mesmo após o barulho ter parado há muito tempo.

Caso tenha dificuldades de lidar com a fobia de seu peludo, entre em contato e peça uma consulta comportamental.
thiago@equilibiroem4patas.com
9-7046-5156

domingo, 21 de dezembro de 2014

Protegendo seu peludo dos fogos de artifício!!! (Parte 1)


F
im do ano se aproximando e com ele, as comemorações com fogos e muitos barulhos!
Você e seu peludo estão preparados?

Foque atento, acompanhe essas dicas e comece a preparar seu peludo desde já.  

A primeira coisa que sempre digo, pois acho a mais importante é que o comportamento do tutor faz uma grande diferença nessas horas. Você sempre deve passar uma sensação de segurança e tranquilidade na hora que seu peludo estiver com medo do barulho. Neste momento, atitudes como pegá-lo no colo, se agachar, fazer carinho, podem significar para o animal que o tutor também está com medo, tornando a situação mais complicada e reforçando o trauma dele. O ideal nessas horas é manter a postura, falar pouco e mostrar total segurança, diante a situação de medo de seu cão ou gato. Se seu animal quiser ficar próximo a você, toque o menos possível nele. Só o fato da sua presença perto dele, fará com que ele automaticamente se acalme. O melhor a fazer neste caso é tentar distrair seu peludo com coisas que ele goste de fazer. Isso, claro vai variar de cão para cão ou de gato para gato.

Nossa próxima postagem, passaremos algumas dicas importantes para minimizar e ajudar o peludo nos momentos de barulhos intensos! Fique ligado.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Animais não são brinquedos!!


Natal chegando e muitas pessoas presenteiam seus entes queridos com animais de estimação. Infelizmente muitas dessas pessoas são as responsáveis pelos abandonos ou maus tratos com os animais nessa época. Você tem conhecimento do problema que é abandonar um peludo nas ruas??


O número real de animais abandonados é pouco preciso e não oficiais. Algumas fontes dizem que existem cerca de 200.000 cães e gatos somente na capital de SP, outras fontes dizem que são mais de 1 milhão de animais vivendo nas ruas, praças e parques.  

Muitos desses animais ainda são filhotes e uma grande quantidade desses cães e gatos abandonados são de raça, acredite se quiser.

Para o leitor ter uma ideia, um cão ou gato abandonado tem uma vida média nas ruas de somente 2 anos. Ou seja, nesse período, o peludo provavelmente passará por inúmeras situações que colocarão a vida dele em risco e a sua provável morte dentro desses dois anos.

Não se esqueça que, se for presentear uma criança com um animal de estimação, o peludinho vai precisar de cuidados, de tratamento, treinamento, vai crescer, precisará ser levado para passear, aprender a fazer as necessidades no local correto e ter uma vida saudável, tranquila e equilibrada.

Lembre-se também que, um animal não é um objeto que pode ser descartado a qualquer momento. Além de estar provocando um sério trauma psicológico no peludo, ele poderá sofrer agressões, ser atropelado, passar frio, fome e sede. A pessoa que abandonar um animal estará cometendo crime de maus tratos, previsto em lei no artigo 3º do Decreto Federal 24.645/34 e no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, além de contribuir prejudicialmente no aumento da população de animais que vivem nas ruas.

Os adultos são TOTALMENTE responsáveis pelo bem estar e posse responsável dos animais de estimação. Tenha certeza das implicações e cuidados que você terá que ter para cuidar bem do seu peludinho. Um animal de estimação pode ser um grande indutor do caráter e da formação positiva de uma criança, desde que você tenha total responsabilidade pelos cuidados do animal.

Mudar essa situação só depende de nós. Caso pense em adotar um peludinho para dar de presente para seu filho, sobrinho, neto ou etc, mas tem dúvidas sobre alguns cuidados ou manejo dele, a Equilíbrio em 4 Patas faz uma consultoria voltada exatamente para o peludinho ideal para a criança e para o ambiente em que ele vai viver. Nunca esqueça de se certificar que terá totais condições, tempo e paciência para cuidar de um animal de estimação com regras, atividades, disciplina, amor, carinho e dedicação, que esses peludos tanto merecem.

thiago@equilibrioem4patas.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...