quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Entendendo seu cão!! Líder X Seguidor.


Muita gente não faz idéia do que se passa na cabeça do seu peludo e nem sabe como entendê-lo, a partir disso, os conflitos entre dono e cão se tornam frequentes.

Os cães, assim como os humanos, são seres sociáveis. Eles adoram e querem viver em matilhas. Pois só dessa maneira eles conseguem garantir a sobrevivência de um grupo inteiro. Com isso, eles também acabam estabelecendo a hierarquia como um dos elementos principais de sua organização. Ou seja, para os peludos, é fundamental ter um líder.

E falando em matilhas, nós humanos há muitos séculos domesticamos e vivemos com os cães e portanto, para o cão, somos a Matilha dele. Ou melhor, fazemos parte dessa matilha. Fazendo parte dessa matilha, é imprescindível que sejamos os líderes, pois se não formos e o cão perceber que não temos pulso de liderança, ele se tornará o líder. E o peludo sendo líder, com certeza os donos terão sérios problemas em casa.

Se o ambiente tiver um bom líder, não haverá dúvidas para o cão e portanto não haverá disputas de poder nem muito menos brigas e comportamentos inadequados. Lembrando que, o líder é o que dita as regras e comanda a matilha, sem ser um ditador, mas sim um protetor, onde todos o respeitarão e o seguirão com alegria, confiança e tranquilidade.

O cão dificilmente quer ser líder de uma matilha, pois o líder é sempre o mais visado em disputas de território e ele sempre é o alvo principal em ataques de outras matilhas. Mas ele será, caso perceba que a vaga não está ocupada. O líder não necessariamente é o mais forte, mas sim o mais equilibrado. Ou seja, o que tem força, inteligência, destreza para tomar decisões e ordens e acima de tudo, é carismático e sabe exatamente quando e como estabelecer um comando e uma ordem.

O grande problema que vejo nesta "disputa" de hierarquia entre humanos e cães é justamente a falta de conhecimento dos humanos em relação a organização hierarquica dos nossos peludos.

Apesar de domesticados, todos os cães ainda preservam seus instintos selvagens, ou seja, não importa se você tem um pincher ou um Dog Alemão, todos eles sabem se organizar e estabelecer um líder. Seja ele ou você!!

Entendendo o lado dos peludos, tenham em mente que nenhum cão negocia, pede ou espera. Para eles é simplesmente sim ou não!! Por isso muitos cães mordem e atacam quando você toca no prato de comida deles, ou senta no sofá que ele se tornou "dono", ou pior, se aproxima daquela pessoa que ele "toma conta".

Como o peludo viu que não existe um "líder" dig no de tomar conta do bando, ele toma esse papel e tomando esse papel fica "dono" de tudo e de todos. E seu cão não está sendo ruim por conta disso, ele está simplesmente fazendo uma coisa que é do seu instinto. Ou seja, preservar o grupo. Torná-lo mais forte e seguro.

É desta maneira que um trabalho de socialização e obediência é fundamental para que seu peludo entenda quem é o líder e quem é o seguidor. Quanto mais esse trabalho for desenvolvido, mais a hierarquia é estabelecida e mais seu cão ficará feliz com isso. Nunca esqueça que todos os humanos de uma matilha são líderes e todos os cães são os seguidores.

A melhor forma de estabelecer a hierarquia é aquela em que nós humanos entendemos e respeitamos o que se passa em cada animal que temos, com disciplina, treino e carinho. Só assim os ajudamos a se encaixarem da melhor forma na matilha em que VOCÊ sempre será o líder!!!

Se você está com dificuldades de entender seu cão, ou não consegue estabelecer uma líderança calma e equilibrada, entre em contato e agende uma consulta comportamental.

thiago@equilibrioem4patas.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Seu cão é muito ciumento com você??

Vicenzo

Seu cachorro tem muito ciúmes de você a ponto de atacar quem se aproxima? Isso é muito comum de acontecer e nós somos os principais responsáveis por esse comportamento inadequado do nosso peludo.

Geralmente as pessoas não repreendem seus cães quando eles tomam uma atitude de rosnar, latir, querer morder ou nos proteger de outras pessoas ou animais que se aproximam da gente. E o pior, muitos dos donos acham até "bonitinho" quando o cão faz isso e não se dão conta que isso está reforçando, cada vez mais a dominância do cão sobre você e essa atitude pode piorar a cada dia.

A primeira coisa que o seu cão precisa entender é: Ele não é seu dono e que você pode sim interagir com outras pessoas e animais na frente dele e que mesmo assim, não vai ser esquecido ou ser deixado de lado.

Sempre que você presenciar que seu cão tem esse tipo de atitude, dê uma bronca nele e mostre que isso não é aceitável. Essa bronca deve ser dada por você e nunca pela pessoa que é atacada. Além disto, tanto você quanto a pessoa que se aproxima de você, precisam tornar esse momento divertido e agradável para o peludo, ou seja, no momento em que a pessoa se aproximar, peça para ela fazer carinho e brincadeiras com o cão. Tudo isso com a sua supervisão e de uma forma segura. Peça para a visita dar uns petiscos ou dar algum brinquedo que seu peludo goste para associar a presença da visita sempre a algo divertido e legal.

Se o problema for em relação a outros animais, nunca deixe de fazer carinho no seu cão quando outro animal se aproximar por exemplo. Muito pelo contrário, procure fazer bastante festa, carinho e brincadeiras no seu cão quando outro animal se aproxima, para que ele associe a presença do outro com coisas boas.

Geralmente, as pessoas tendem a parar de fazer carinho em um animal quando o outro se aproxima, reforçando o ciúmes e a disputa por atenção!! Portanto, nunca pare de acariciar o seu cão, quando outro animal se aproximar.

Caso tenha dificuldades para entender melhor seu amigo peludo, entre em contato e peça uma consulta comportamental.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cuidados com a higiene do seu peludo!!!

O post de hoje pode ser útil e importante, na relação entre você e o seu cão.

Alguns donos de cães reclamam do cheiro do cão em casa, falam que dão banho toda semana nele, mas que mesmo assim, ele cheira mau e deixa a casa com um odor desagradável.

Já pararam para pensar que se o seu peludo não estiver doente, a culpa pelo mau cheiro dele é sua?

Isso tem a ver como cuidamos da higiene dos nossos peludos e não é só o banho que representa higiene e tira o mau cheiro dele.

Escovar os pelos do seu cão por exemplo, além de deixar o pelo mais limpo, elimina qualquer incidência de pelos mortos que possam provocar um mau cheiro no cão. Até mesmo após o banho, se você não secá-lo bem, o pelo começará a cheirar mau.

Limpar as orelhas do seu peludo também é fundamental para a saúde e higiene dele, ou seja, tirar a cera acumulada dos ouvidos do seu cão, além de evitar doenças diminui e muito cheiros ruins provocados pelos cães. E por falar em orelhas, se você é dono de cães que possuem orelhas caídas e longas, fique atento na hora em que ele come, pois muitos donos nem percebem, mas as orelhas desses cães acabam entrando em contato com a comida e em muitas vezes as pontas das orelhas desses peludos, acabam criando fungos e acúmulo de alimentos,o que pode provocar mau cheiro. Existem alguns comedouros especialmente para esses cães orelhudos. Eles são um pouco menores que os convencionais e impedem que as orelhas entrem no comedouro.

A limpeza dos dentes também é muito importante para a higiene do peludo, além de seu bem estar e saúde.

Muitos cães ficam com tártaros nos dentes, o que provoca o mau cheiro, além de problemas nas gengivas. 

Procure seu veterinário para a limpeza e escovação dos dentes, pois muita gente não sabe, mas quando o cão está com tártaro ou problemas na gengiva por conta do acúmulo de alimentos, ao se lamber por exemplo, a língua entra em contato com os pelos e o mau cheiro que estava na boca passa para os pelos, passando para os pelos, geralmente os cães se esfregam em móveis, objetos ou ficam em camas, fazendo com que todo esse odor empreguine não só a sua casa, como seus objetos.

Por tanto, nunca se esqueça, a culpa do mau cheiro do cão e da sua casa, é exclusivamente sua e não do peludo. Alguns cuidados como os citados, além de trazer saúde e bem estar para o ambiente da sua casa, traz principalmente, bem estar, saúde e principalmente cuidados com o seu peludo.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sol para os felinos!!!



Safira
Dificilmente um gato rejeita um bom relaxamento ao sol. Além de ser um exercício muito saudável para ele, também é importante para a fixação do cálcio, fortalecendo os ossos.

O sol também ajuda a livrar os peludos de alguns males como a depressão, por exemplo.

Por isso, tente reservar um local de sua casa para seu felino tomar sol, pois isso também é uma ótima ferramenta para que ele se sinta bem e tranquilo.

Mas cuidado, assim como os humanos, os animais também podem sofrer com o excesso de sol na pele, como o câncer de pele, por exemplo.

Algumas partes do corpo que não possuem pelos, como na barriga, ponta das orelhas, nariz e em volta dos olhos, é onde geralmente ocorrem as incidências de câncer em todos os peludos (cães e gatos).

Devemos ter um cuidado especial com os animais de pelagem branca e clara, pois a incidência de câncer de pele é maior neles do que nos animais de pelagem escura.

Existem também para os peludos, protetores solares. Eu não recomendo o uso de protetores solares usados em humanos, mesmo os líquidos e sem álcool. Existe nas pet shops vários protetores especialmente feitos para animais.

 Cuidar bem do seu peludo, significa demonstrar amor e carinho por seu grande companheiro!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Socialização de Nina e Pipoca!!

Olá pessoal,

O post de hoje está bem legal. ;)

É um vídeo de socialização de Nina (Cão Labrador) e Pipoca ( Gato SRD). 





segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Animais resgatados e adotados de ruas e abrigos!!



Imagine a seguinte situação:

Você é colocado em um quarto, com uma cama, uma vasilha com água, e em dois horários determinados do seu dia, você recebe um prato de comida. Nesse quarto você não tem TV, livros, música, celular, internet ou qualquer item para sua distração. Você fica nesse quarto, sem poder sair, por dias, meses ou até anos.

Até que um dia, finalmente uma familia adota você e o leva para uma casa, com todos os confortos e coisas para fazer.

Essa sensação de angústia, desespero e tristeza é a mesma que os animais que ficam confinados, em gaiolas, baias ou caixas de transporte sentem. Mas com um agravante: Eles não tem todo o entendimento que nós humanos temos. Então, é aí que surgem os traumas, os medos, as agressividades e todos os dirtúrbios causados por meses ou anos de confinamento.

Quando uma família adota um peludo que estava num abrigo ou em alguma situação de risco, eles precisam entender que o animal está com vários traumas e medos. Que por mais que o peludo seja dócil, gentil, amoroso e brincalhão, a saída para um local novo, com pessoas estranhas e situações diferentes é um choque para o animal. Desta forma, é fundamental ter muita paciência, tranquilidade, afeto e principalmente estabelecer regras para que o peludo se adapte bem.

Obviamente, que o peludo, no primeiro momento, não vai fazer as necessidades onde você deseja, afinal, a maioria deles fazia suas necesidades no próprio local onde dormia e comia. Portanto, paciência e ensinar da forma correta, farão o peludo aprender rapidinho a fazer as necessidades no local correto e determinado. Já que o animal aprende rápido se for ensinado corretamente. E uma coisa que sempre digo: Se o animal não aprendeu corretamente, não é culpa dele, é culpa do dono ou do treinador que não soube passar o treinamento de uma forma clara.

Outra coisa que os novos adotantes precisam saber é que ele sofrerá nos primeiros dias, na casa nova, principalmente na hora de dormir. Já que por mais que fosse ruim a antiga morada, ele estava acostumado com aquilo e era a zona de conforto dele. Uma mudança repentina, faz com que o peludo sinta medo, chore a noite ou morda algumas coisas por ansiedade ou estresse. Sempre seja gentil com o cão e apresente a casa aos poucos.

A melhor coisa a se fazer quando se pega um cão de abrigo ou de rua é dar uma bela caminhada com ele, para que vocês se conheçam melhor e estreitem os laços de afeto e segurança um pelo outro. Mas se o peludo não estiver acostumado com uma guia de passeio, por exemplo, vá apresentando ela aos poucos e sempre associando isso com coisas positivas, como brincadeiras, carinhos e petiscos.

Não se esqueça que para o peludo é tudo novo e estranho, ou no mínimo ele só estava acostumado a levar pancadas de outros humanos e por tanto esses traumas não saem assim de uma hora para outra. Adotar um animal é uma enorme responsabilidade. A adaptação dele, depende da sua paciência e principalmente responsabilidade. As pessoas não tem noção de como devolver um animal novamente para um abrigo, só porque  ele está fazendo suas necessidades no lugar errado por exemplo, aumenta o trauma dele e você estará contribuindo para mais um trauma para eles. Se você não está preparado para ter um animal, não faça nada por impulso, pense antes de ter um. Pense que ele dependerá de você para várias coisas. Pense que talvez, você tenha que deixar de fazer algumas viagens ou coisas do tipo para cuidar dele. Os animais não são brinquedos que você pega, brinca, enjoa e depois joga fora como se não fossem nada.

Uma grande parte dos traumas dos animais são adquiridos quando eles chegam em abrigos de protetores que na verdade são mais colecionadores de animais. Muitos acham que estão salvando a vida do cão, apenas por tirá-los da rua, mas colocam eles confinados em gaiolas, quartos escuros e apertados, caixas de transporte, não saem com os animais para lugar nenhum e os alimentam muitas vezes com rações de combate que não possuem nutrientes e proteina nenhuma. Muitas destas pessoas, mal conseguem ter dinheiro para nada e praticamnete não tem condições nenhuma de estrutura para os animais e aí geram mais traumas para os peludos.

Esse post não tem a intenção de criticar protetores e nem adotantes que não conseguem ter paciência após uma adoção, mas é um alerta para que todos tenham em mente que no final das contas, quem sofre mais são os animais. Pois são eles que dependem das pessoas. Nosso dever é protegê-los e dar um local decente, com condições de saúde para eles viverem bem fisicamente e mentalmente. Se você tem dificuldades para entender seu peludo adotado, ou precisa de ajuda, contrate um profissional que entenda de comportamento. isso é um investimento para você, sua família e principalmente para o peludo que terá a chance de ficar bem, super treinado, saudável e mais equilibrado.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Manias compulsivas dos peludos!!!


Seu cão tem manias estranhas como correr atrás da própria sombra, lamber as patas sem parar, correr atrás do rabo, se morder, latir excessivamente por qualquer coisa ou ficar andando de um lado para o outro ou em círculos? Se você presencia algum desses sintomas com seu peludo, cuidado!! Ele pode sofrer de um problema grave de compulsividade.

Vicenzo
Mas por que isso acontece? 

Uma de minhas clientes me ligou dizendo que sua cadelinha não parava de perseguir sua própria sombra, fui então a casa dela para uma consulta comportamental. Durante a consulta, notei alguns pontos importantes: 


Muita ansiedade por parte do dono e do cão; Falta de tempo da dona para passear e fazer atividades com a peludinha, o que a deixaria mais tranquila e equilibrada e outra coisa que me chamou ainda mais atenção: Atitudes dos donos que alimentavam o comportamento compulsivo do cão, como "treiná-lo" a ficar perseguindo um ponto de laser na parede por exemplo.

Essa brincadeira pode parecer inofensiva em um primeiro momento, mas tornou essa cadelinha totalmente dependente dessa atividade, fazendo com que ela perdesse o foco em qualquer outra coisa.
Aliado a falta de atividades físicas como passeios e brincadeiras, com bolinha por exemplo e o fato de ficar muito tempo sozinha, a peludinha foi ficando cada vez mais determinada em conseguir pegar esse ponto de luz, mesmo quando os donos nem estavam utilizando o laser. Após isso, passou a perseguir a própria sombra projetada na parede ou no chão.

Corrigir esse problema não é tarefa fácil. Foi preciso muito treinamento e algumas mudanças de hábitos dos donos. Nesse caso, o trabalho em conjunto treinador e dono do cão é fundamental para a cura ou alívio dos sintomas.

A compulsão nos cães pode ser tratada, mas se ela for percebida muito tempo depois, dificilmente será totalmente curada!! Nesse caso, ela pode ser aliviada para que o peludo sofra menos.
Foi o que aconteceu neste caso que relatei. A cadelinha já estava em um grau de compulsividade muito elevado e tive que fazer uma série de exercícios para aliviar seus problemas.
Aumentamos a carga de passeios e foquei bastante para que ela prestasse atenção em mim e no ambiente externo. Dificilmente eu a deixava farejar o chão para achar sua sombra e após isso comecei a mostrar objetos como bolinha de tênis, para estimulá-la a se interessar por outras coisas e esquecer um pouco de sua sombra. Gradativamente durante os passeios e brincadeiras ela foi melhorando, mas em sua casa era um verdadeiro problema.

Nina e Pipoca
Os donos percebendo a situação em que ela chegou, tentavam de forma errônea corrigi-la, ou seja, toda vez que a cadelinha tinha seus momentos de compulsão eles tentavam inibi-la com algum tipo de brincadeira, petiscos ou carinho. A peludinha muito esperta começou a associar isso com atenção e recompensas, e aí ela só piorou seu estado.

Tive que mudar muito a cabeça dos donos e muitas conversas foram necessárias para que eles começassem a entender o processo de como agir nesse caso. Expliquei que NÃO devemos dar alguma recompensa para o cão enquanto ele tem seu momento compulsivo. NÃO dê carinho, petiscos ou atenção. O mais correto é fazer algum barulho para tirar o foco dela ou deixá-la sozinha de "castigo" por exemplo, ou até mesmo dar uma bronca dizendo a palavra "NÃO".

Mudamos muitas coisas em seu ambiente de casa também, deixando-o bem atrativo e com bastante atividade para seu trabalho mental e físico. Coisas que tirassem a atenção sobre a sombra e fosse voltada para os objetos no meio ambiente.

Passados alguns meses de treinamento, a peludinha melhorou bastante, mas ainda não se recuperou totalmente da compulsividade.

Muitas dessas compulsividades são causadas pelos próprios donos de animais, que em muitas das vezes não sabem realmente como cuidar de seus bichinhos. Raros são os casos em que o problema é genético, ou seja, já nasce com o peludo. Nesse caso, além das atividades físicas e mentais, um tratamento mais intenso será necessário, como por exemplo o uso de remédios fitoterápicos indicados por veterinários.

O mais importante para evitarmos esse tipo de problema é entendermos que, todo animal precisa de atividade física e exercícios diferenciados para que ele não tenha comportamentos repetitivos e não fique entediado.
Não se esqueça também que, um ambiente saudável é extremamente importante para que seu peludo canino ou felino fique feliz e tranquilo.

Caso seu bichinho de estimação esteja com algum problema de compulsividade, entre em contato.
thiago@equilibrioem4patas.com 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Treinamento do Vicenzo (Parte 2)

Bom dia pessoal,

Primeiro post do ano e nada melhor do que começar com um vídeo do nosso amigo peludo Vicenzo!!
 
Essa é a continuação do treino de obediência que estamos fazendo com ele. ;)

Não se esqueça de se inscrever no canal para receber mais vídeos como esse!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...